top of page

União Européia: novo imposto de carbono sobre bens importados aprovado ontem, dentre outros

Ontem, 25 de abril de 2023, o Conselho Europeu - cujos votos são a última etapa do processo decisório da União Européia (UE) - aprovou cinco leis que permitirão à UE reduzir as emissões de gases de efeito estufa nos principais setores da economia. Também foi criado o Social Climate Fund de EUR 65 bilhões, para apoiar a efetiva transição climática dos cidadãos mais vulneráveis e das microempresas, bem como os setores expostos ao "carbon leakage".


Dentre as novas leis aprovadas, um imposto de carbono sobre bens importados, o Carbon Border Adjustment Mechanism (CBAM) e uma atualização do sistema de comércio de emissões da UE (EU ETS). Aqui estão os detalhes.


1) CBAM. Até o final de 2025, o CBAM será aplicado apenas como obrigação de prestação de contas. Em seguida, implantando de fato gradualmente. Tratamento especial para setores como cimento, alumínio, fertilizantes, produção de energia elétrica, hidrogênio, ferro e aço. Se você perdeu nosso importante post sobre o CBAM de 14 de dezembro de 2022 (dia da semifinal entre França e Marrocos na Copa do Mundo FIFA Qatar) aqui está para você.


2) EU ETS. Trata-se do mercado de carbono da EU baseado em um sistema de cap-and-trade de licenças de emissão para indústrias de energia intensiva, o setor de geração de energia e o setor de aviação. As novas regras aumentam a ambição geral de redução de emissões.


3) Emissões do transporte marítimo. Incluído no escopo do EU ETS pela primeira vez. Dependendo do tamanho do navio, processo gradual. Todas as emissões - CO2, metano e N2O - consideradas.


4) Edifícios, transportes rodoviários e outros setores de difícil descarbonização. Um novo sistema separado de comércio de emissões foi estabelecido. E vai depender dos preços do petróleo e do gás.


5) Emissões da aviação. As licenças de emissão gratuitas serão gradualmente eliminadas e a partir de 2026 serão implementados leilões. Como incentivo, 20 milhões em "allowances" reservadas até 31 de dezembro de 2030. EU ETS para voos intra-europeus e CORSIA para voos extra-europeus.


Clique na imagem abaixo para ver o Press Release completo do Conselho Europeu e toda a documentação de apoio específica. E ótimos infográficos.


Ainda sobre o CBAM, pretende "promover a importação de mercadorias para a UE por empresas não pertencentes à UE que cumpram os elevados padrões climáticos aplicáveis ​​nos 27 estados membros da UE. E garantir um tratamento equilibrado dessas importações, visando incentivar os parceiros da UE do mundo para se juntar aos esforços climáticos da UE".


As leis serão agora assinadas pelo Conselho e pelo Parlamento Europeu e publicadas no Diário Oficial da UE antes de entrarem em vigor.





コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page