top of page

Tratado da Mata Atlântica Brasileira: Mercado Climático Regional Sul-Sudeste de Carbono.

Hoje é terça-feira, 24 de outubro de 2023.


No último sábado, 7 governadores dos Estados brasileiros do sul e sudeste reuniram-se por ocasião do 9º COSUD, o Consórcio de Integração Sul e Sudeste.


E assinaram o “Tratado da Mata Atlântica”, compromisso para plantar 100 milhões de mudas de árvores nativas até 2026, num grande corredor verde correspondendo a mais de 90 mil hectares de Mata Atlântica, além de um corredor azul, com novas áreas de preservação e proteção para a vida marinha ao longo do Oceano Atlântico, do Rio Grande do Sul ao Espírito Santo.


O tratado inclui a criação e regulamentação do "Mercado Climático Regional Sul-Sudeste de Carbono" e define uma lista bem completa de atividades deste mercado de carbono regional. Como os interlocutores dos Estados devem ser indicados em menos de um mês - antes da COP-28 - há clara urgência sobre o tema.


No quesito transição energética, além do incentivo a indústrias verdes, os Estados também se comprometeram com a substituição paulatina dos combustíveis fósseis e a aceleração da adoção de veículos a etanol, biometano ou híbrido nas frotas estaduais.


Dentre diversos outros acordos de natureza tributária e de segurança pública, há também um plano integrado para o enfrentamento de eventos climáticos extremos, além da intensificação de fiscalização ambiental e contra o desmatamento ilegal.


Segundo a EPC / Agência Brasil, o COSUD "foi criado em março de 2019, mas formalizado apenas este ano, quando foi aprovado e transformado em lei pelas Assembleias Legislativas dos estados participantes. Apenas o Rio de Janeiro ainda não votou pela aprovação.".


Os acordos firmados pelos governadores são resultados da interação e debates de 21 Grupos Temáticos e 1,5 mil gestores ao longo de três dias em São Paulo. A próxima reunião do COSUD está prevista para março de 2024, no Rio Grande do Sul.



E clicando na imagem abaixo você pode ler o “Tratado da Mata Atlântica” completo.




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page