top of page

Transição climática, o difícil caminho da intenção à realidade: casos da Suécia, Reino Unido e Lego.

Hoje é segunda-feira, 2 de outubro de 2023.


Monitoramento remoto e satélites dão visibilidade sobre onde desmatamento está sendo evitado ou árvores estão sendo plantadas (talvez em áreas de tundra no Canadá e Rússia).


Mas para dar transparência ao desempenho dos países e das empresas nas suas transições para a economia de baixo carbono, bem, isso depende de jornalistas e comunicados.


Você pode ter visto retrocessos recentes no Reino Unido, na Suécia e na LEGO, dias após a divulgação do primeiro relatório Global Stocktake da UNFCCC. Relembre que nenhum país específico foi mencionado no relatório mas o apelo foi por ação climática radical.


Na Suécia, de acordo com o The Guardian, o governo anunciou redução significativa do orçamento climático do país, admitindo um aumento nas emissões de CO2 e colocando em risco suas metas para 2045. A Suécia foi o primeiro país a estabelecer uma meta net-zero.


No Reino Unido, de acordo com a BBC, notícias de adiamentos nas proibições de calefação a partir de combustíveis fósseis e da venda de carros novos a gasolina e diesel.


Para o primeiro-ministro do Reino Unido, o governo não pode impor “custos inaceitáveis” associados à redução das emissões às famílias britânicas e aos mais pobres.


Sobre a LEGO, a empresa anunciou o fim do projeto que visava substituir uso de plástico de origem fóssil por garrafas recicladas. De acordo com o press release, após 2 anos a conclusão foi que esses legos não resultariam em emissões de carbono menores.


Por outro lado, a LEGO testou mais de 300 materiais diferentes.


Segundo a LEGO, "Esta é a natureza da inovação - especialmente quando se trata de algo tão complexo e ambicioso como o nosso programa de materiais sustentáveis. Algumas coisas funcionarão, outras não. Aprendemos muito e aplicaremos esses aprendizados à medida que avançamos no desenvolvimento de novos materiais e em outras formas de tornar os legos mais sustentáveis. Acreditamos na importancia da transparência sobre os nossos esforços de sustentabilidade.".


Clique na imagem abaixo para o vídeo de 3 minutos "The Global Goals - Halftime 2023" apresentado no United Nations Sustainable Development Goals Summit em Nova Iorque na semana passada. No filme original (Any Other Sunday, de Oliver Stone 1999), Cameron Diaz é dona do time e Al Pacino, o técnico, que incentiva a equipe a reverter o resultado no intervalo do jogo.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
Couldn’t Load Comments
It looks like there was a technical problem. Try reconnecting or refreshing the page.

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page