Ontem 3 de janeiro de 2023, a Agência Nacional de Energia Elétrica do Brasil (ANEEL) informou que o ano de 2022 será lembrado como um momento pujante para a ampliação da matriz elétrica no Brasil. Além da expansão de 8.235,1 megawatts (MW) ter sido a segunda maior registrada na série histórica desde a fundação da ANEEL, o aumento da oferta de energia gerada por fontes renováveis representou cerca de 70% do total. Usinas eólicas e solares responderam por 2.922,5 MW e 2.677,3 MW espectivamente.
Ontem também, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) divulgou infográfico no Twitter indicando que a energia solar fotovoltaica tornou-se a 2ª maior fonte na matriz elétrica brasileira com 23.854 megawatts (MW) de capacidade instalada, 11,2% da capacidade brasileira. Ultrapassou assim a energia eólica (23,8 GW) ficando atrás apenas da fonte hídrica (109,7 GW).
A própria ABSOLAR já havia reportado na última semana de dezembro 2022 que capacidade de geração de energia solar no Brasil havia crescido mais de 60% em 2022. Clique aqui para nossos posts sobre energia solar.
Aqui para o press release de ontem pela ANEEL e clicando na imagem abaixo, o link para uma série de painéis interativos em PowerBI, da própria agência:
Painel de Acompanhamento da Implantação com Previsão de Operação Comercial
Ficha de Informações Detalhadas por Usina em Implantação
Lista de Usinas em Implantação com Previsão de Operação Comercial
Liberação para Operação Comercial
Resumo Geral de Operação Comercial (desde 1997)
Comments