top of page

Social Carbon, Áreas de Importância para a Biodiversidade e Questão da Divisão de Benefícios

A Social Carbon busca comentários sobre sua Metodologia para Conservação de Áreas de Importância para a Biodiversidade (SCM0006)


Esta metodologia, em vigor desde 20/12/2022, é “projetada para oferecer um novo mecanismo de financiamento para esforços de conservação em todo o mundo... A metodologia quantifica apenas remoções líquidas de dióxido de carbono”.


"Historicamente, os mercados de carbono têm-se concentrado em habitats degradados que requerem financiamento climático para os proteger e restaurar. As áreas que requerem conservação, mas as que apresentam degradação ou desmatamento limitadas, foram largamente excluídas da elegibilidade dentro do mercado. Como resultado, a conservação destas áreas tem sido normalmente financiadas através de doações ou subvenções. Esta metodologia foi concebida para oferecer um novo mecanismo de financiamento que quantifica remoções reais e conservadoras de GEE, ao mesmo tempo que incorpora o monitoramento da biodiversidade e o envolvimento da comunidade local."


De acordo com nosso engajado leitor Flávio Ojidos a certificadora Social Carbon trabalha com a plataforma de registro Wilder Earth, onde os créditos de carbono gerados neste padrão já são tokenizados.


Seis projetos já estão cadastrados, como você pode conferir aqui, sendo atualmente 4 no Brasil, um no Canadá e um na África do Sul.


O processo de consulta pública para a versão 2.0 do SCM0006 está aberto até 14 de setembro de 2023 e as principais melhorias incluem: incorporação de "deadwood" (madeira morta), exigência de verificação do solo, tratamento eficaz da incerteza do valor padrão e maior clareza sobre desmatamento e degradação.


Clique na imagem abaixo para participar. O portal é bilíngue em inglês e português brasileiro. A propósito, existem alguns links úteis e você provavelmente irá gostar do "Explorador do Observatório Digital para Áreas Protegidas (DOPA)" da UE.


Você também pode querer ajudar e participar de uma pesquisa concisa sobre divisão dos benefícios, na busca de Social Carbon pela melhoria deste assunto crucial.


Clique aqui para saber mais sobre Wilder Earth e seu registro baseado em blockchain.


E aqui para o portal principal do Social Carbon, incluindo detalhes de Governança, Conselho de Curadores e outras Metodologias.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page