top of page

Sobre poluição, madeira e outros na Inglaterra em 1833 e 1847

Abaixo, a Carbon Credit Markets selecionou algumas citações que constam do livro “The Essential Writings of Ralph Waldo Emerson”, uma coletânea de discursos e ensaios desse filósofo americano que viveu no século XIX. Inclui um testemunho muito interessante sobre suas visitas à Inglaterra em 1833 e 1847. Aqui estão.


Sobre a produtividade

"O poder da maquinaria na Grã-Bretanha, em moinhos, foi calculado como sendo igual a 600.000.000 de homens, um homem sendo capaz, com a ajuda do vapor, de fazer o trabalho que exigia duzentos e cinquenta homens para realizar cinquenta anos atrás."


Sobre o tamanho da população global

"Conta-se que o Império Britânico continha (em 1848) 222.000.000 de almas - talvez um quinto da população do globo... Talvez quarenta desses milhões sejam de origem britânica..."


Sobre os recursos naturais

“Então a Inglaterra tem todos os materiais de um país trabalhador, exceto madeira. A chuva constante - uma chuva a cada maré, em alguns pontos da ilha - mantém cheia a sua multiplicidade de rios e eleva a produção agrícola ao ponto mais alto. Tem muita água, de pedra, de barro de oleiro, de carvão, de sal e de ferro”.


Sobre o meio ambiente e a poluição

“A única desvantagem dessa conveniência industrial é a escuridão de seu céu. A noite e o dia são quase da mesma cor. Estica os olhos para ler e escrever. Adicione a fumaça de carvão. Nas cidades manufatureiras, a fuligem fina ou negra escurecem o dia, dão às ovelhas brancas a cor das ovelhas negras, descolorem a saliva humana, contaminam o ar, envenenam muitas plantas e corroem os monumentos e edifícios. A névoa de Londres agrava as desordens do céu e, às vezes, justifica o epigrama sobre o clima com uma sagacidade inglesa "em um belo dia, olhando para cima de uma chaminé, em um dia ruim, olhando para baixo".


Para colocar essas citações em perspectiva, considere o seguinte:

  • o primeiro poço de petróleo do mundo foi perfurado em 1859 nos Estados Unidos, ou seja, após as visitas de Emerson à Inglaterra.

  • a concentração de CO2 na atmosfera naquela época era de cerca de 260 ppm. A concentração atual é de cerca de 415 ppm.

  • como Emerson indicou, a população global era então estimada em cerca de 1,1 bilhão de pessoas. Por volta de 1950, chegou a 2 bilhões. E algumas semanas atrás, 8 bilhões. Isso significa que a população mundial se multiplicou por 8 nos últimos 190 anos.


Pense se um dos itens abaixo também aumentou 8 nos últimos 190 anos:

  • a disponibilidade de água ?

  • a velocidade do ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico ?

  • o número de árvores ou madeira conforme citado acima ?


“O que você faz fala tão alto que não consigo ouvir o que você diz” (Ralph Waldo Emerson)


Clique abaixo para baixar alguns slides sobre esse post.


20221126 Carbon Credit Markets & Ralph Waldo Emerson
.pdf
Fazer download de PDF • 6.36MB



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page