Abaixo, a Carbon Credit Markets selecionou algumas citações que constam do livro “The Essential Writings of Ralph Waldo Emerson”, uma coletânea de discursos e ensaios desse filósofo americano que viveu no século XIX. Inclui um testemunho muito interessante sobre suas visitas à Inglaterra em 1833 e 1847. Aqui estão.
Sobre a produtividade
"O poder da maquinaria na Grã-Bretanha, em moinhos, foi calculado como sendo igual a 600.000.000 de homens, um homem sendo capaz, com a ajuda do vapor, de fazer o trabalho que exigia duzentos e cinquenta homens para realizar cinquenta anos atrás."
Sobre o tamanho da população global
"Conta-se que o Império Britânico continha (em 1848) 222.000.000 de almas - talvez um quinto da população do globo... Talvez quarenta desses milhões sejam de origem britânica..."
Sobre os recursos naturais
“Então a Inglaterra tem todos os materiais de um país trabalhador, exceto madeira. A chuva constante - uma chuva a cada maré, em alguns pontos da ilha - mantém cheia a sua multiplicidade de rios e eleva a produção agrícola ao ponto mais alto. Tem muita água, de pedra, de barro de oleiro, de carvão, de sal e de ferro”.
Sobre o meio ambiente e a poluição
“A única desvantagem dessa conveniência industrial é a escuridão de seu céu. A noite e o dia são quase da mesma cor. Estica os olhos para ler e escrever. Adicione a fumaça de carvão. Nas cidades manufatureiras, a fuligem fina ou negra escurecem o dia, dão às ovelhas brancas a cor das ovelhas negras, descolorem a saliva humana, contaminam o ar, envenenam muitas plantas e corroem os monumentos e edifícios. A névoa de Londres agrava as desordens do céu e, às vezes, justifica o epigrama sobre o clima com uma sagacidade inglesa "em um belo dia, olhando para cima de uma chaminé, em um dia ruim, olhando para baixo".
Para colocar essas citações em perspectiva, considere o seguinte:
o primeiro poço de petróleo do mundo foi perfurado em 1859 nos Estados Unidos, ou seja, após as visitas de Emerson à Inglaterra.
a concentração de CO2 na atmosfera naquela época era de cerca de 260 ppm. A concentração atual é de cerca de 415 ppm.
como Emerson indicou, a população global era então estimada em cerca de 1,1 bilhão de pessoas. Por volta de 1950, chegou a 2 bilhões. E algumas semanas atrás, 8 bilhões. Isso significa que a população mundial se multiplicou por 8 nos últimos 190 anos.
Pense se um dos itens abaixo também aumentou 8 nos últimos 190 anos:
a disponibilidade de água ?
a velocidade do ciclo da água, também chamado de ciclo hidrológico ?
o número de árvores ou madeira conforme citado acima ?
“O que você faz fala tão alto que não consigo ouvir o que você diz” (Ralph Waldo Emerson)
Clique abaixo para baixar alguns slides sobre esse post.
Comments