Sexta-feira, 29 de novembro de 2024.
O que é SAF?
SAF significa Sustainable Aviation Fuel - Combustível de Aviação Sustentável em português - uma alternativa econômica ao querosene que, além dos critérios de sustentabilidade, atende aos requisitos técnicos e de certificação para uso em aeronaves comerciais.
Já em desenvolvimento há 15 anos, este combustível líquido produzido a partir de diversas fontes como reciclagem de óleos, efluentes, resíduos sólidos e biomassa, dentre outras, pode reduzir as emissões de CO2 em até 80%.
No ano passado, após a participação da Carbon Credit Markets na 30ª edição do Congresso e Exposição Internacional de Mobilidade SAE BRASIL, informamos já existirem 9 rotas tecnológicas certificadas, produzindo 300 milhões de litros por ano (0,1% do necessário), o suficiente para cerca de 490 mil voos. Mas com a expectativa sinalizada por contratos de compras futuras: US$ 40 bilhões até então.
Após esta introdução, se ontem nosso artigo foi sobre as perspectivas para os combustíveis do futuro no Brasil, hoje abordaremos uma publicação recente do Governo dos Estados Unidos relacionado ao SAF.
Referimo-nos ao documento “Sustainable Aviation Fuel (SAF) Grand Challenge Roadmap Implementation Framework” um esforço interagências liderado pelo U.S. Department of Energy (DOE), U.S. Department of Agriculture (USDA), e U.S. Department of Transportation’s (DOT) Federal Aviation Administration (FAA), anunciado em 20 de novembro de 2024.
Embora já haja muita coisa acontecendo, o documento identifica gaps existentes onde serão necessários esforços adicionais, parcerias público-privadas e apoio para cumprir as metas estabelecidas no SAF Grand Challenge.
As gaps incluem:
Segurança e apoio político governamental para organização de cadeias de abastecimento de SAF.
Dados e modelos que permitam melhores análises dos transportes, cadeia de abastecimento e negócios.
Expansão e otimização econômica do cultivo de matérias-primas e aproveitamento do potencial dos resíduos.
Sinergia com a infra-estrutura existente da indústria do etanol e do petróleo.
Coligações setoriais visando mitigação de riscos.
Comunicar o progresso e os benefícios do SAF Grand Challenge de forma transparente e eficaz.
Em suma, mudanças profundas em andamento na aviação.
Em junho de 2024 comentamos sobre o relatório “IATA’s Global Outlook for Air Transport”. Se bem se recordam, indicava que o SAF já sendo consumida na aviação ainda tem um custo elevado, cerca de US$ 2.500 por tonelada, 2,8x o combustível de aviação tradicional.
Na época do Congresso e Exposição Internacional de Mobilidade SAE BRASIL mencionado acima, o custo era de 4x.
Seria uma indicação de uma tendência já de redução de custos?
Clique na imagem abaixo para ler mais sobre o “Sustainable Aviation Fuel (SAF) Grand Challenge Roadmap Implementation Framework” nos Estados Unidos
Por último, vale a pena recordar também o que está a acontecer em termos do CORSIA, o programa global de redução de emissões da International Civil Aviation Organisation (ICAO).
Por exemplo, sobre os créditos de carbono CORSIA originados num enorme projecto florestal na Guiana no início deste ano, o primeiro do gênero.