top of page

Rios Voadores: mais importantes que os créditos de carbono ? Parece que sim.

Há algumas semanas assistimos um vídeo sobre os "rios voadores", importantíssimos para manter a água doce em rios e lagos continentais, em quantidade maior do que a quantidade que deságua nos mares, tornando-se salgada. Abaixo nossas anotações e ao final, um link para o estudo do professor Antonio Donato Nobre, pesquisa FAPESP e outro para rápido vídeo sobre o tema.


  1. Uma árvore grande na Amazônia, com raízes de podem captar água do lençol freatíco, do solo a 50-60 metros, e com uma copa de 20 m de diâmetro, pode transpirar mais de 1 mil litros / dia.

  2. Ou seja, folhas não apenas para fotossíntese (captura de carbono) mas também para transpiração (como todo ser vivo, para manter a temperatura estável).

  3. 20 bilhões de toneladas de água. Esse seria o total “transpirado” por todo a floresta Amazônica. Por dia.

  4. O suficiente para encher diariamente todas as caixas d’agua brasileiras …. 300 vezes.

  5. O rio Amazonas - que em seu ponto mais largo atinge 50 quilômetros (!) durante a época de chuvas, sendo também responsável globalmente por 20% de toda água doce que desaguando no mar - devolve ao Oceano Atlântico 17 bilhões de toneladas de água por dia. Ou seja, menos do que a floresta coloca na atmosfera.

  6. Para que o vapor atmosférico vire nuvens de chuva, são necessários núcleos para condensação.

  7. Aí entram os aerossóis emitidos pelas árvore, pequenas partículas que também sobem para a atmosfera por convecção. Por exemplo pela decomposição de matéria orgânica. Com alta concentração de cátions de potássio e sódio. Que funcionam como núcleos de condensação de nuvens.

  8. Isso é chamado de “bomba biotica”. Existente em quase todas as florestas mundiais.

  9. Se essas “bombas” parassem, toda água acumulada nos continentes iria para os oceanos (note que não é apenas evaporação / transpiração, mas também a geração de núcleos de condensação)

  10. Ou seja, o ciclo da água e energia parecem ser mais urgentes e vitais que o do carbono.


“Perdeu floresta, se prepare para um clima inóspito”, como diz o professor Nobre em um ótimo vídeo no YouTube (clique aqui), com pouco mais de 6 minutos, onde ele próprio explica sobre os “Rios Voadores".


Clique na imagem abaixo para baixar o relatório “O Futuro Climático da Amazônia – Relatório de Avaliação Científica”. Versões em Português, English, Español e Deutsche.



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page