top of page

Rede elétrica em expansão com a transição energética: limitações críticas e riscos aumentando?

"O crescimento global de energias renováveis ​​enfrenta vários grandes desafios". Isso foi indicado em um dos primeiros slides do webinar de ontem "Towards 2050: Megatrends for Energy" organizado pela BMI / Fitch Solutions.


Chamou-nos especial atenção o principal desafio: "Limitações da rede, incluindo tempos de espera de conexão, cortes e ineficiência".


E por causa dos eventos climáticos extremos que têm vivido, furacões e super inundações impactando terras cada vez mais secas, com cada vez menos árvores, pensamos imediatamente sobre duas catástrofes recentes:


As investigações técnicas ainda estão em andamento, mas há espaço para algumas perguntas:

  1. Haveria uma ligação desses dois eventos, como limitações da rede elétrica?

  2. Qual seria a situação da rede elétrica de uma "cidade histórica" ​​como Lahaina?

  3. A rede elétrica cearense pode suportar a aceleração regional das renováveis, eólica e solar? (O Ceará também é um importante polo brasileiro de hidrogênio verde)


A propósito, também foi citado no evento mencionado acima que “em dezembro de 2022, havia um total de 1350GW de capacidade de geração planejada aguardando interconexão nos EUA”.


Para nossa surpresa, notamos que a mídia internacional está começando a se referir a vídeos sobre linhas de energia derrubadas como possível causa de incêndios mortais em Maui, capturados em seus primeiros momentos. A Hawaiian Electric Co. está enfrentando críticas por não ter desligado a energia em meio a alertas de vento forte e mantê-la ligada mesmo quando dezenas de postes começaram a cair. Uma ação coletiva já foi movida buscando responsabilizar a Hawaiian Electric Co. pela morte de mais de 100 pessoas.


Seria hora de considerar ter baterias em casa (além dos carros)? Ou longos cabos de energia submarinos, como já relatamos conectando a Austrália e Cingapura?


O webinar da Fitch Solutions está disponível sob demanda aqui, bem como referência ao Relatório de Megatendências da BMI e à Pesquisa de Risco e Indústria do País. E para os slides da apresentação, clique na imagem abaixo.


A propósito, ótimo conteúdo geral, incluindo algumas novas informações sobre os mercados de hidrogênio e carbono, que poderemos elaborar em outros artigos.


#climaterisk

#powergrid

#energytransition


 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page