top of page

Projeto H2MED: pipelina de hidrogênio entre Espanha e França será concluído até 2030

Em reunião na sexta-feira passada, dia 9 de dezembro, no Summit of Southern European Union countries, Portugal, Espanha e França formalizaram a criação de um Corredor de Energia Verde com ligação à rede energética da UE, o Projeto H2MED. O principal objetivo é desenvolver um pipeline marítimo ligando Barcelona a Marselha (BarMar). E com infraestruturas de hidrogénio tecnicamente adaptadas ao transporte de outros gases renováveis, bem como uma proporção limitada de gás natural como fonte de energia temporária e transitória. Enagás (Espanha), Snam (Itália) e GRTgaz (França) serão as principais empresas responsáveis.


O presidente espanhol Pedro Sánchez vai na mesma direção, em outro post recente do início de dezembro: “Temos uma extensa rede de gás natural, gás natural liquefeito, que pode ser adaptada para o transporte e fornecimento de hidrogênio verde, graças à ambiciosa politica de interconexão. O acordo que alcançamos com a França e Portugal para a construção deste corredor ibérico de hidrogénio, a que demos o nome de BarMar, poderá permitir-nos exportar 20% da produção estimada até 2030 para toda a União Europeia", destacou Sánchez. Existem outros projetos em Espanha que irão, inclusive, facilitar o acesso de Espanha ao “Delta Green Corridor”, que liga Rotterdam a outros clusters industriais europeus na Alemanha, Holanda e Dinamarca.


Falando no Summit, a alemã Ursula von der Leyen, Presidente da Comissão Europeia acrescentou: "... O hidrogénio é um divisor de águas para a Europa. .. Queremos fazer do hidrogénio uma parte central do nosso sistema energético na transição para a neutralidade climática, para o net zero ... Queremos produzir 10 milhões de toneladas de hidrogénio renovável na União Europeia até 2030. E também planejamos importar mais 10 milhões de toneladas. Este hidrogênio terá de chegar à nossa indústria. É por isso que também identificamos uma série de corredores estratégicos que precisamos para transportar o hidrogênio... É por isso que hoje saúdo calorosamente este acordo entre a França , Espanha e Portugal. Porque o seu projeto H2Med está absolutamente na direção certa. Ele tem o potencial de nos ajudar a construir um verdadeiro backbone europeu de hidrogênio. ... Estamos estabelecendo parcerias de hidrogênio com os países mediterrâneos – já temos uma com o Egito, agora estamos discutindo um com o Marrocos ... Isso é apenas o começo."


Clique na imagem abaixo (PowerBI da ENTSOG) para ler um artigo da RTP .




Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page