top of page

Projeto de lei no Brasil: "Potencial energético offshore"

Dando seguimento aos posts sobre projetos de lei no Brasil - ontem comentamos sobre o "Selo Nacional ASG" e o "Selo Investimento Verde" - destacamos hoje a PL 576/2021 sobre "Energia Offshore". Amanhá concluiremos a série falando sobre a PL 1425/2022: "Armazenamento de Carbono", o CCS.


Pois bem, a PL 576/2021 não se resume à energia eólica no mar, mas sim prepara condições para qualquer inovação focando na geração de energia a partir da força da água, das ondas, das marés e do vento. Inclusive em corpos de água internos, como lagoas e lagos, obviamente além do mar territorial e ba plataforma continental.


Segundo a proposta, a União poderá liberar áreas por autorização a empresas interessadas ou organizar leilões. Operadores de projetos de óleo e gás já em andamentodo poderão também instalar parques eólicos nas áreas de seus blocos, já havendo pedidos de licenciamento pela Equinor, TotalEnergies e Shell.


As eólicas offshore são apontadas como uma saída promissora para abastecer polos de hidrogênio verde nos portos brasileiros. Ao todo, o país conta com 66 eólicas offshore em desenvolvimento. Rio Grande do Sul (57 GW) e Ceará (48 GW) respondem, juntos, por 62% da capacidade em licenciamento. O Rio de Janeiro (27 GW) vem em seguida na lista.


A PL 576/2021 seguiu do Senado para a Câmara dos Deputados no último dia 17 de agosto.


Clique na imagem abaixo para acessá-la.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page