top of page

Primeiro relatório "Global Stocktake" da UNFCCC apela a uma ação climática radical.

Hoje é segunda-feira, 18 de setembro de 2023.


O primeiro relatório “global stocktake” (avaliação global) foi divulgado no último dia 8 de setembro pela United Nations Framework Convention on Climate Change, UNFCCC. Será base das discussões na próxima COP28.


Trata-se de documento crítico que examina os esforços dos países que, conforme o Acordo de Paris de 2015, trabalham na redução de emissões em resposta à crise climática. Por ser um esforço coletivo global, nenhum país é individualmente mencionado no relatório.


O relatório prega uma “descarbonização radical” e 17 conclusões principais são apresentadas no Executive Summary:


(1) necessárias muito mais ações, em especial pelos governos,

(2) emissões globais desalinhadas com as metas do Acordo de Paris,

(3) mais ambição em termos das NDC,

(4) mais energia renovável, menos combustíveis fósseis, fim do desmatamento,

(5) loss & damage, especialmente para os menos preparados,

(6) mercados financeiros com foco na redução de emissões e resiliência climática,

e (7) mais inovação, tecnologia e capacitação


E algumas outras citações:


Parágrafo 21: “… reverter o desmatamento até 2030, restaurar … os ecossistemas naturais, resultará na absorção de CO2 em grande escala … intensificação da agricultura sustentável ...”.


Parágrafo 115: “… eliminação progressiva de todos os combustíveis fósseis, a rápida expansão das renováveis … a utilização de combustíveis limpos, incluindo o hidrogênio verde e a amônia …”.


Parágrafo 120: “CCS é opção para reduzir emissões … baseadas em combustíveis fósseis, mas sua implantação ampla depende da solução de questões geofísicas, ambientais-ecológicas, econômicas, tecnológicas, socioculturais e institucionais.”.


Parágrafo 127: “Os sistemas de registro e incentivos do carbono terrestre, como o REDD+ e o pagamento por serviços ecossistêmicos florestais, são cada vez mais considerados pelos governos como forma de incentivar a conservação e restauração florestal …”.


Notamos que a palavra “biofuel” (biocombustível) não aparece no relatório. Coincidentemente, um dia após sua publicação pela UNFCCC, um grupo de países do G20 anunciou o lançamento da Aliança Global de Biocombustíveis.


Clique na imagem abaixo para o “Technical dialogue of the first global stocktake” e aqui para o press release.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page