O presidente da Microsoft Corp., Brad Smith, disse que os funcionários precisam aprender mais sobre contabilidade de carbono, compras ecológicas e gerenciamento da cadeia de suprimentos para um combate efetivo contra o aquecimento global. Segundo ele, empresas, escolas e governos precisam dar mais atenção ao treinamento dos trabalhadores, especialmente funções novas e modernizadas de combate à crise climática.
Citou também um estudo do LinkedIn de um ano atrás, mostrando que o número de empregos que exigem habilidades de sustentabilidade estão crescendo 8% ao ano, enquanto a força de trabalho com essas habilidades está crescendo apenas 6% ao ano. Ou seja, um gap. E que aumenta a cada dia.
Milhares de empresas em todo o mundo assinaram compromissos climáticos (climate pledges), mas o desafio, segundo Smith, é transformá-los em progresso. "É preciso uma verdadeira revolução nos diferentes processos de negócios e no uso da tecnologia digital ... tudo depende da construção de uma força de trabalho mais qualificada".
Smith discutirá o esforço na conferência Web Summit que está acontecendo em Lisboa.
Clique na imagem abaixo para ler o artigo do Hindustan Times Tech, em entrevista editada e resumida que ele deu à Bloomberg Green.