top of page

Prêmio Nobel, cientista e engenheiros: agricultura brasileira, clima e P&D

Rattan Lal, ganhador do Nobel da Paz, e Carlos Nobre, climatologista brasileiro, foram destaque na 78.ª Semana Oficial de Engenharia e Agronomia (SOEA) entre os dias 8 e 11 de agosto em Gramado (RS).


Carlos Nobre, destacando que julho foi o mês mais quente já registrado, alertou de forma crítica que também “no caso dos oceanos, a temperatura bateu recorde. Os oceanos muito quentes evaporam muito mais água e esse vapor d’água é veículo dos extremos climáticos”.

A propósito, hoje tivemos notícia que a altitude do “freezing point” nos Alpes estava em 5.300 metros. Como referência, era 3.750 metros (1990-2019). Ou seja, as altas temperaturas avançam também cada vez mais para cima, na atmosfera.


Segundo o Prof. Nobre, “as mudanças climáticas aumentarão mesmo tendo sucesso ao atingir as metas do Acordo de Paris … Estamos muito atrasados … adaptação às mudanças climáticas … 2 milhões de brasileiros vivem em áreas de altíssimo risco de desastres devidos aos extremos climáticos. Adaptação exige que se mudem para residências em locais sem tal risco”.


Clique aqui para saber porque foi aplaudido de pé. Segundo ele, se o Brasil conseguir expandir a agropecuária regenerativa, poderá ser o primeiro grande país a atingir as emissões “net zero”.


Já Rattan Lal indicou que o foco de P&D em engenharia deve ser na gestão do carbono no solo, no sequestro de carbono, sendo fundamental a saúde do solo. Aliás, nos próximos dias vamos publicar sobre o problema da saturação do solo holandês com nitrogênio.


Sobre o Brasil, Lal citou a alta taxa de sequestro de carbono nos estados de Rondônia, Mato Grosso e dos mangues, com potencial de sequestro 20 vezes mais rápido do que as florestas.


“A agricultura do Brasil pode ser um modelo mundial para o sequestro de carbono, um sistema que pode ser reproduzido, por exemplo, na África, como o sistema do milagre do cerrado”.


Clique na imagem abaixo para ler mais. Aliás, ele já havia comentando a respeito na COP27 no Egito.



Agradecemos o Eng. Luis Eduardo Pereira por compartilhar as percepções do evento conosco.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page