top of page

Porthos: Enorme Projeto de captura e armazenamento de carbono nos Países Baixos dispara nos custos.

Hoje é quarta-feira, 13 de março de 2024.



Uma forma de atingir os objetivos climáticos é capturar e armazenar CO₂ (Captura e Armazenamento de Carbono, em suma, CCS). O Acordo Climático Holandês sublinha a importância da CCS para a transição energética.


Porthos é o primeiro grande projeto holandês para armazenar o excesso de CO2 no fundo do Mar do Norte. Porthos significa Port of Rotterdam CO₂ Transport Hub and Offshore Storage. Tendo sido reconhecido pela União Europeia como um Projeto de Interesse Comum, Porthos recebeu EUR 102 milhões em subsídios, como pode ser visto nesta lista de projetos em toda a Europa.


O complexo do Porto de Rotterdam representa 15% das emissões de CO2 nos Países Baixos. Os emissores são refinarias de petróleo e produtores de hidrogênio.


O plano é começar a armazenar 2,5 milhões de toneladas de CO2 capturado por ano, que serão canalizadas para uma plataforma offshore a 20 km da costa e depois bombeadas para um campo de gás já esgotado, localizado a cerca de 3 km abaixo do fundo do Mar do Norte (imagem abaixo).


Project Porthos. Wells for CO2 storage
Project Porthos. Wells for CO2 storage


A decisão final de investimento do Porthos foi tomada em outubro de 2023, após o tribunal administrativo holandês ter dado luz verde ao projeto.



Após uma série de contratempos, a construção deverá começar neste ano de 2024, prevendo-se que o sistema esteja operacional e o armazenamento efetivo comece em 2026.


Clique na imagem abaixo para acessar o portal Porthos e saber muito mais sobre esta iniciativa.





Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page