top of page

Pirâmide solar de Curitiba atraindo visitas de municípios brasileiros

Há uma semana, uma comitiva de Itapevi, São Paulo, esteve em Curitiba para conhecer a Pirâmide Solar - Parque Fotovoltaico da Caximba, com todo seu apelo à inovação e sustentabilidade.


Curitiba já havia sido visitada por autoridades de Goiânia, importante capital no centro-oeste brasileiro. "A Pirâmide Solar de Curitiba é uma referência de sustentabilidade para todo o país, pois deu nova vida a uma área de difícil manejo, um aterro, em uma proposta inovadora para a produção de energia renovável, com um ganho ambiental gigantesco e que queremos replicar" indicou um secretário goiano.


Como aterros sanitários não podem receber construções, estruturas modulares fotovoltaicos seriam oportunidades.


Itapevi quer replicar essa ideia num aterro desativado. A cidade faz parte da grande São Paulo, com 21,9 milhões de habitantes. Nas redondezas está Caieiras, local do maior aterro sanitário do Brasil (e terceiro do mundo) com capacidade de receber 10.625 toneladas de resíduos sólidos por dia.


Primeira usina solar instalada sobre um aterro sanitário na América Latina, o projeto de Curitiba localiza-se no bairro Caximba e foi inaugurado em março. Desde o início, o projeto chamou a atenção de vários prefeitos como uma solução de smart city:

  • 8,6 mil painéis

  • 4,55 MWp de potência

  • 30% da energia dos prédios públicos do município

  • R$ 2,6 milhões de economia anual para a prefeitura


A Pirâmide Solar, que recebe visitas guiadas para conscientização ambiental da população, foi financiada pelo Cities Finance Facility, em colaboração com o C40 Cities para a Liderança Climática e a Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit (GIZ).


Clique na imagem abaixo para saber mais.


Sobre créditos de carbono, vale lembrar que - além das "nature based solutions" - também a captura de gás de aterros, os "solid waste disposal sites" (SWDS) sem estrutura de captação e / ou destruição do biogás e os projetos de energia renovável, plantas solares e eólicas, tem o potencial de estruturação. Obviamente sob certas condições e - por hora - apenas no mercado voluntário, enquanto o Brasil não define sua legislação a respeito.





 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page