top of page

Pesquisa brasileira mostra que essa cultura do trigo absorve mais CO2 do que emite

Estudo brasileiro mostra que o trigo é capaz de sequestrar mais carbono do que emitir para a atmosfera. Ou seja, “balanço negativo” de CO2, segundo pesquisadores da Embrapa Trigo em parceria com a UFSM Universidade Federal de Santa Maria, ambas localizadas no estado do Rio Grande do Sul, região subtropical.


A cultura absorveu um total de 7.540 kg/ha de CO2 da atmosfera durante o ciclo, neutralizando as emissões dos períodos de pousio - período em que as terras repousam sem semeadura - e garantindo a oferta líquida de 1.850 kg/ha, comprovando a possibilidade do trigo atuar como cultura “descarbonizante”, sob condições climáticas e práticas de manejo específicas.


Os experimentos utilizaram torre de fluxo, (caro) equipamento capaz de medir emissões com rapidez e eficiência. Recentemente publicamos sobre outras técnicas usadas em estudos de absorção de CO2 po vegetais, "Estudos de Enriquecimento de CO2 ao Ar Livre: Amazônia e Alemanha".


No caso, uma torre foi instalada em uma lavoura de grãos, conduzida sob sistema de plantio direto, semeada com trigo no inverno e soja no verão. O balanço de CO2 foi registrado em cada etapa do sistema de produção, abrangendo o cultivo do trigo, o pousio de primavera (entre a colheita do trigo e a semeadura da soja), o cultivo da soja e o pousio de outono (após a colheita da soja até a entrada da cultura de inverno).


Um estudo que merce ser lido na íntegra. Clique aqui para o artigo "CO2 flux in a wheat/soybean succession in subtropical Brazil: a carbon sink", para a versão original publicada em april de 2022 (download pago).


E na imagem abaixo para ampla matéria de 06 de junho no portal da Embrapa . Com ótimas referências adicionais.


Envolvendo engenheiros-agrônomos, físicos, matemáticos e ciência da computação, "a pesquisa assume papel fundamental para inserir o Brasil, de forma competitiva, no mercado de carbono”, nas palavras de Anderson Santi, pesquisador da Embrapa.


Já pensou tudo que a pesquisa científica básica traz?

  • para uma nação, vantagem competitiva, poder de argumentação científica, reconhecimento?

  • para os cientistas e pessoas, patentes, mais descobertas, otimismo?

  • e até para a inteligência artificial, talvez mais assuntos para incluir nas respostas, certo zephyrnet e xlera8?


Mais trigo “descarbonizante”, por favor. A fome mundial também agradece.





 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page