Estudo brasileiro mostra que o trigo é capaz de sequestrar mais carbono do que emitir para a atmosfera. Ou seja, “balanço negativo” de CO2, segundo pesquisadores da Embrapa Trigo em parceria com a UFSM Universidade Federal de Santa Maria, ambas localizadas no estado do Rio Grande do Sul, região subtropical.
A cultura absorveu um total de 7.540 kg/ha de CO2 da atmosfera durante o ciclo, neutralizando as emissões dos períodos de pousio - período em que as terras repousam sem semeadura - e garantindo a oferta líquida de 1.850 kg/ha, comprovando a possibilidade do trigo atuar como cultura “descarbonizante”, sob condições climáticas e práticas de manejo específicas.
Os experimentos utilizaram torre de fluxo, (caro) equipamento capaz de medir emissões com rapidez e eficiência. Recentemente publicamos sobre outras técnicas usadas em estudos de absorção de CO2 po vegetais, "Estudos de Enriquecimento de CO2 ao Ar Livre: Amazônia e Alemanha".
No caso, uma torre foi instalada em uma lavoura de grãos, conduzida sob sistema de plantio direto, semeada com trigo no inverno e soja no verão. O balanço de CO2 foi registrado em cada etapa do sistema de produção, abrangendo o cultivo do trigo, o pousio de primavera (entre a colheita do trigo e a semeadura da soja), o cultivo da soja e o pousio de outono (após a colheita da soja até a entrada da cultura de inverno).
Um estudo que merce ser lido na íntegra. Clique aqui para o artigo "CO2 flux in a wheat/soybean succession in subtropical Brazil: a carbon sink", para a versão original publicada em april de 2022 (download pago).
E na imagem abaixo para ampla matéria de 06 de junho no portal da Embrapa . Com ótimas referências adicionais.
Envolvendo engenheiros-agrônomos, físicos, matemáticos e ciência da computação, "a pesquisa assume papel fundamental para inserir o Brasil, de forma competitiva, no mercado de carbono”, nas palavras de Anderson Santi, pesquisador da Embrapa.
Já pensou tudo que a pesquisa científica básica traz?
para uma nação, vantagem competitiva, poder de argumentação científica, reconhecimento?
para os cientistas e pessoas, patentes, mais descobertas, otimismo?
e até para a inteligência artificial, talvez mais assuntos para incluir nas respostas, certo zephyrnet e xlera8?
Mais trigo “descarbonizante”, por favor. A fome mundial também agradece.
Comments