Hoje é domingo, 8 de outubro de 2023.
Em carta patente expedida pelo INPI no último dia 8 de agosto, a Embrapa Agroenergia obteve patente do processo para obter nanocompósito de carbonato de cálcio e lignina kraft a partir de emissões gasosas. Parece complicado?
"... um nanocompósito que consegue fixar em sua superfície moléculas de agroquímicos, enquanto a lignina, macromolécula natural presente nas plantas, é empregada para melhorar essa fixação. Ele pode servir de veículo – ou carreador -- para diversos produtos como fármacos, para o tratamento de animais; fertilizantes aplicados no solo, ou inseticidas, a fim de proteger lavouras. Com a vantagem de proporcionar a liberação lenta, controlada ou ambas. Isso significa que a molécula nele contida é liberada aos poucos garantindo uma ação mais duradoura e evitando perdas."
Tentamos resumir aqui três benefícios interessantes:
(1) O nanocompósito de carbonato de cálcio e lignina kraft pode ser produzido a partir de CO2, por exemplo capturada nas emissões de usinas termelétricas. Ou seja, um produto que contribui para a mitigação das emissões de CO2;
(2) A lignina kraft é um resíduo da indústria de papel e celulose (Para cada tonelada de polpa de celulose produzida pelo processo kraft, tem-se de 595 kg a 630 kg de lignina kraft);
e (3) A liberação controlada reduz a quantidade de agroquímicos aplicados, aumentando a eficiência do composto transportado, gerando economia ao produtor e menos impacto ambiental.
"O pedido da patente foi requerido via trâmite prioritário de tecnologia verde, por meio do programa Patentes Verdes, o que garantiu a agilidade na concessão. Segundo o INPI, o programa Patentes Verdes tem como objetivo contribuir para o combate às mudanças climáticas globais e visa a acelerar o exame dos pedidos de patentes relacionados a tecnologias voltadas para o meio ambiente."
Próxima etapa será "o escalonamento da tecnologia ... para inserir o ativo no mercado ... até a escala industrial precisamos de parceiros industriais".
Clique na imagem abaixo (Silvio Vaz Jr) para ler o artigo completo da Embrapa.
E se tiver interesse nos pedidos de patentes depositados pela Embrapa Agroenergia junto ao INPI clique aqui.
コメント