top of page

Pachama: Quanto deve custar um crédito de carbono florestal?

Começa assim um artigo recente da Pachama*: "O recente Relatório Síntese AR6 do IPCC, publicado em março de 2023, nos chamou a atenção. Segundo o estudo, de todas as soluções disponíveis hoje para reduzir as emissões líquidas até 2030, “reduced conversion of forests and other ecosystems” ocupa o 2o. lugar, atrás apenas da energia solar."


Pachama reforça a indicação do IPCC de que o valor dos créditos de carbono florestal precisariam aumentar para US$ 100 - 200 por tonelada. Aqui estão alguns argumentos:

  • longevidade, a maioria das árvores vive até 100 anos - certas espécies até 10x mais - antes de morrer e devolver o carbono armazenado à natureza

  • árvores podem ser temporárias, mas florestas são permanentes, armazenando carbono por milênios e milhões de anos

  • biodiversidade aumenta a capacidade da floresta de remover e armazenar carbono

  • estudo recente indica quase um bilhão de hectares de terras impróprias para a agricultura, nas quais o plantio de árvores poderia remover mais de 200 gigatoneladas de carbono

  • os créditos de carbono florestal devem ser precificados em um nível justo para competir (não canibalizar!) outros usos da terra, como a agricultura. E promover projetos de alta qualidade

  • estudos da própria Pachama


Pachama também cita um relatório do Credit Suisse que indica que a um preço de US$ 50 por tonelada, muitos agricultores dos EUA teriam break-even para seus créditos de carbono florestal em 2 a 3 anos. Para os agricultores da UE, esse ponto de equilíbrio seria de 6 a 7 anos (aliás, há um gráfico muito bom no artigo, comparando a receita de crédito de carbono florestal/ha com a receita agrícola/ha dos EUA para bezerro, trigo, soja, gado e lavouras).


Clique na imagem** abaixo para ler este artigo bastante elaborado.





* na lingua quíchua "Pacha" signfica"universo, mundo, tempo, lugar, e "Mama", mãe, mãe Terra. A startup já aparecia em nosso post de Fev 2022 "10 previsões de tecnologia climática para 2022"


** Imagem completa aqui (com opção de zoom)




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page