top of page

Offsets florestais no caminho dos incêndios florestais


"Offsets florestais no caminho dos incêndios florestais". Esse foi um capítulo que assustou, conforme apresentando nas páginas 14 e 15 do relatório, compilando dados da BeZero Carbon, da NASA e da própria MSCI.


O calor e a seca induzidos pelas mudanças climáticas, ameaçam destruir as reservas naturais de carbono, afetando projetos forest-based offsets já realizados ou potenciais. Conforme imagem abaixo, número significativo de nature-based offsets estão localizados em áreas com risco médio a alto de incêndios florestais.


"O que aconteceria com os créditos de carbono gerados a partir de uma floresta que viesse a incendiar-se posteriormente". Essa tem sido uma pergunta que sempre fazemos em eventos que participamos. O incomum é uma boa resposta. Como compensar isso ? Seria uma dupla emissão ?


No último dia 24 de outubro, no webinar "Brazil and Global Climate Governance: A Proposal for Building Climate Capacity in Brazil", organização conjunta entre a Columbia Climate School, a Future Carbon Group e a Columbia Global Centers, ouvimos uma resposta interessante por Paul DeNoon, Senior Advisor da Columbia Climate School: "Buffer pools. Reservas amortecedoras. Projetos reservam alguns créditos para amortecer contra adversidades".


Há referências recentes que incêndios florestais esgotaram 95% dos forest offsets do programa cap-and-trade da Califórnia, por exemplo. (Badgley, Grayson et. al. “California’s Forest Carbon Offset Buffer Pool is Severely Undercapitalized.” Aug. 5, 2022). Incêndios florestais e a silvicultura são a principal causa de perdas florestais do hemisfério norte.


Vamos trabalhar para que esses "buffer pools" sejam cada vez mais uma realidade entre nós. E suficientes para o futuro que nos espera.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page