O Crédito de Carbono está pronto para o dia-a-dia financeiro ?

Os mercados de carbono constituem engenharia financeira sofisticada, a melhor tentativa dos economistas de elaborar uma solução baseada no mercado para combater as mudanças climáticas. Eles procuram precificar o impacto futuro das emissões industriais de hoje no clima do nosso planeta, dando transparência sobre esse custo oculto.


O conceito é simples, apesar de serem unidades difíceis de avaliar e trocar. Assim como a gravidade das mudanças climáticas, o custo futuro para a sociedade de uma tonelada de dióxido de carbono além de impreciso é altamente subjetivo.


Existem dois tipos de mercados de carbono: regulados e voluntários. Embora seus objetivos sejam os mesmos – precificar uma tonelada de carbono – há uma diferença fundamental na forma como os detentores pagam pelas emissões de carbono.


Diferentemente dos mercados Voluntários, os mercados regulados, com seus programas de “cap-and-trade”, exigem que empresas de determinados setores adquiram licenças para poluir. Esses mercados também oferecem dois tipos diferentes de títulos:

  • Os créditos de carbono, de antes da emissão, representam o direito do titular de emitir uma tonelada de dióxido de carbono.

  • As compensações de carbono, posteriores às emissões, para neutralizar as emissões de carbono já lançadas na atmosfera.

De acordo com a Morningstar, os mercados voluntários ganham força engajando stakeholders a assumir a responsabilidade por suas emissões e, até agora, eles cresceram a um ritmo consistente de 45%. Mas consenso cresce lentamente. De acordo com o Banco Mundial, as compensações de carbono neutralizaram apenas 352 megatons de CO₂ equivalente em 2021 em comparação com mais de 8.590 megatons de CO₂ equivalentes por ano nos mercados regulados, tornando-os o mecanismo mais efetivo de precificação para o carbono.


Clique no gráfico abaixo para ler este ótimo artigo financeiro da Morningstar sobre os mercados de carbono, incluindo as seguintes discussões:

  • Como avaliamos os mercados de carbono?

  • Quais programas de créditos de carbono são mais eficazes?

  • A eficácia dos programas de créditos de carbono pode ser melhorada?



 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.