top of page

"O carbono vai estar muito próximo de uma moeda"

Falando em uma sessão paralela na COP27 em Sharm el-Sheikh, Michael Sheren, co-presidente do G20 e ex-assessor sênior do Banco da Inglaterra, disse que o carbono está “se movendo muito rapidamente para um sistema em que será próximo a uma moeda”. E isso paralelamente a uma agenda de tokenização da natureza e da biodiversidade.


Abaixo algumas outras de suas citações

  • "Basicamente ser capaz de pegar uma tonelada de carbono absorvido ou sequestrado e ser capaz de criar uma curva de precificação futura, com arquitetura de serviços financeiros, documentação"

  • "A hemisfério sul do mundo tem valor muito maior do que grandes elementos do hemisfério norte."

  • “E começamos a pensar em colocar preços na água, nas árvores, na biodiversidade, descobrimos onde fica isso?”

  • Indonésia, Brasil e África são “absolutamente críticos” porque “precisamos de seu capital natural para um mundo sistematizado mais do que precisamos daqueles 66 bilhões [moedas de ouro] que temos no porão do Banco da Inglaterra”

  • “Como começaremos a tokenização?"

  • “Como começaremos a construir sistemas que realmente não apenas criam o valor, mas transferem esse valor ao redor do mundo?”


Essas declarações destacam que agora caberia às fintechs e startups de blockchain projetar e construir a infraestrutura, processos e sistemas de classificação padronizados necessários para tokenizar o carbono, a natureza e a biodiversidade.


Clique na imagem abaixo para ler mais, artigo do The Sociable.


E aqui outro artigo interessante da Forbes intitulado "Science Fiction Double Feature: Carbon And Tokens" sobre o mesmo tópico: uma "Moeda Climática", do "Padrão Ouro" para um "Padrão Carbono". Ciência ou Ficção?




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page