top of page

O Brasil, um bastião da energia hidrelétrica, está ganhando força nas energias eólica e solar

O Brasil é conhecido há muito tempo como uma potência de energia renovável, graças a uma geografia abundante em recursos naturais, ideal para geração de energia hidrelétrica, incluindo muitos dias ensolarados e noites com muito vento. E as expectativas são de impulsionar as políticas ambientais e aumentar o apoio ao investimento em energias renováveis.


A energia hidrelétrica representou 58% da capacidade de eletricidade do Brasil no ano passado, enquanto as usinas solares representaram 2% e a eólica 10%, segundo dados do governo. Outros 8% vieram de fontes renováveis ​​que alimentam consumidores específicos, como painéis solares no telhado de residências ou fábricas, incluindo alguns que vendem excesso de energia. Outros 7% foram originados de termelétricas movidas a fontes renováveis, enquanto fontes não renováveis, como combustíveis fósseis, representaram 15% do mix.


O Ministério de Minas e Energia prevê que a capacidade de geração de energia do Brasil chegará a 275 gigawatts até 2031, ante 200 gigawatts no ano passado. Desse total, 83% deverá vir de fontes renováveis, incluindo hídrica, solar, eólica e outras.


Em contraste, no ano passado, 63% da capacidade de geração de energia nos EUA era de combustíveis fósseis, 8% de energia nuclear (uma fonte insignificante no Brasil) e 27% de fontes renováveis, de acordo com a U.S. Energy Information Administration. Especificamente sobre energia eólica, diz André Clark, vice-presidente sênior da Siemens Energy Latin America “Um cliente nos EUA pode ficar feliz se um parque eólico funcionar 35% do tempo. No Brasil, a média é de 60%; muitas fazendas obtêm 72%. Isso é quase como uma usina hidrelétrica.”


Clique na imagem abaixo (fonte https://www.epe.gov.br/pt/abcdenergia/matriz-energetica-e-eletrica) para ler este artigo do WSJ de Paulo Trevisani. O artigo conclui citando David Colvin, sócio e co-presidente da prática ESG do escritório de advocacia Fox Rothschild LLP: "Vejo o Brasil como líder no setor de energia renovável daqui para frente, como já tem sido há muitos anos" .




Commenti

Valutazione 0 stelle su 5.
Non ci sono ancora valutazioni

Aggiungi una valutazione

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page