top of page

Nova lei no Brasil sobre o uso de água da chuva

Brasil, água e saneamento.


Sancionada no último dia 5 de abril a lei que obriga concessionárias de saneamento a prevenir o desperdício de água. A norma também trata do aproveitamento da água de chuva e da chamada água cinza, aquela usadas em chuveiros, lavatórios de banheiro, tanques e máquinas de lavar roupa.


E estabelece que as redes hidráulicas e os reservatórios de águas cinzas e de águas da chuva não devem se comunicar com a rede hidráulica de água potável. Estabelece ainda que águas cinzas e de chuva devem passar por tratamento prévio antes do uso.


Houve, no entanto, um veto epecífico que agora será apreciado pelo Congresso Nacional, a parte que indicava que “as águas de chuva e as águas cinzas destinam-se a atividades menos restritivas quanto à qualidade.”


Segundo a mensagem que justifica o veto, a medida “inviabilizaria a utilização de águas da chuva para o consumo no semiárido brasileiro e causaria insegurança hídrica para os habitantes da região, uma vez que há ampla utilização de cisternas para coleta de água da chuva e sua utilização para fins diversos, entre os quais o uso como água potável”. Ou seja, poderia travar métodos de uso já estabelecidos no Nordeste Brasileiro.


Clique na imagem abaixo para saber mais, matéria da Agência Câmara de Notícias.




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page