top of page

Notícias do Mundo Carbono: Arábia Saudita.

A Arábia Saudita, uma nação conhecida por sua riqueza e pela pujança de seu petróleo como fonte energética, começa a promover as energias renováveis ​​e o comércio de créditos de carbono. Trata-se do reconhecimento da urgência climática, da necessidade de transição para práticas menos poluidoras e mais sustentáveis.


No âmbito da Saudi Green Initiative, veja aqui algumas ações em andamento:

(1) meta de alcançar um mix de energias renováveis ​​de 50% até 2030;

(2) construir a maior usina de hidrogênio verde do mundo, no valor de US$ 8,4 bilhões;

(3) plantar mais de 600 milhões de árvores;

e (4) criação da Regional Voluntary Carbon Market Company (RVCMC), apoiada pelo Public Investment Fund (PIF) do país e pelo Saudi Tadawul Group.


Há cerca de 1 ano em Riyadh, em outubro de 2022, a RVCMC conduziu seu leilão inaugural de compensação de carbono do Oriente Médio, levando à venda de mais de 1,4 milhões de toneladas de créditos de carbono, de projectos em toda a África, de países como o Egito, Mauritânia, África do Sul, Uganda e Quênia.


Mais recentemente, no dia 14 de junho de 2023, em Nairobi, Quênia, a RVCMC participou de outro leilão de créditos de carbono, com projetos do Quênia, Ruanda, Egito e África do Sul. Mais de dois milhões de toneladas de créditos de carbono - Corsia e registados oficialmente na Verra - foram vendidos a 15 compradores, entre os quais Saudi Aramco, Saudi Electricity Company, Saudi Airlines e outras empresas da Arábia Saudita e da África.


A CEO da RVCMC, Senhora Riham El Gizy, enfatiza aqui o impacto mais amplo: “O mercado voluntário de carbono financia projectos que de outra forma seriam antieconômicos, sem o mercado voluntário de carbono.”


A RVCMC planeja lançar uma plataforma de negociação de créditos de carbono no início do próximo ano.


Clique na imagem abaixo para este artigo excelente e educativo na Al Arabiya News.


A Arábia Saudita também enfrenta “estranhos” impactos das alterações climáticas. Relembre aqui este post de janeiro de 2023 "Clima da Arábia: a chuva deixando o deserto verde, causando enchentes e até impactando um rali".




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page