top of page

NASA PACE: Plâncton, Aerossol, Ecossistema Nuvem-Oceânico. E uma nova fronteira da química atmosférica.

Hoje é sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024.


Você já ouviu falar do PACE, o mais recente satélite da NASA a chegar ao espaço?


Lançado no último dia 8 de fevereiro em um foguete SpaceX Falcon 9 da Estação da Força Espacial de Cabo Canaveral na Flórida, ele monitorará pequenas partículas na atmosfera e nos oceanos da Terra. E, como tal, buscar esclarecer outras incertezas significativas na ciência climática.


PACE significa Plâncton, Aerossol, Ecossistema Nuvem-Oceano.


Três quartos do nosso planeta são cobertos por água e os instrumentos avançados do PACE fornecerão novas formas de medir a distribuição de algas microscópicas conhecidas como fitoplâncton perto da superfície do oceano. Essas observações irão melhorar a nossa compreensão da troca crucial de dióxido de carbono CO2 entre o oceano e a atmosfera. Também ajudará a identificar a extensão e a duração da proliferação de algas nocivas.


Ao mesmo tempo, o PACE ajudará a revelar como os aerossóis – partículas microscópicas na atmosfera – e as nuvens controlam a quantidade de energia do Sol que é absorvida pela Terra.


E a conexão de ambos, como os aerossóis podem alimentar o crescimento do fitoplâncton na superfície do oceano.


Aliás, você sabia que o que comumente chamamos de “cheiro de mar” é resultado de uma reação química? É gerado quando o zooplâncton come o fitoplâncton, liberando uma substância química chamada sulfeto de dimetila. Essas minúsculas partículas contendo enxofre, que também podem ser causadas por interferência humana, como as expelidas nas chaminés de navios a diesel, obviamente provocam novas reações atmosféricas.


Em suma, a missão estudará o que torna a Terra tão diferente de todos os outros planetas que estudamos: a própria vida.


Clique aqui para acessar o portal da NASA explicando tudo sobre o PACE. E clicando na imagem abaixo você vai direto para o portal ao vivo da NASA "Global Climate Change - Eyes on Earth - PACE". A opção de menu "Vital Signs" (do Planeta) leva você a vários indicadores relevantes, como:

  • Temperatura do ar

  • Dióxido de carbono

  • Nível do mar

  • Umidade do solo

  • Armazenamento de água


Sem falar no Monóxido de Carbono, Precipitação, Vapor de Água, Salinidade, Ozônio, Óxido Nitroso, Ácido Hidroclorídrico, Monóxido de Cloro e Ácido Nítrico.


Muita ciência ao vivo disponível. E química.


Se estiver mais com vontade de um vídeo, aqui a gravação do lançamento do satélite no YouTube. Inclui muitas explicações antes e depois do lançamento (por volta do minuto 30). A propósito, várias das citações acima foram retiradas do YouTube.




Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page