Quinta-feira, 26 de setembro de 2024.
Mais de 4.000 projetos no mercado global de créditos de carbono são atualmente avaliados pela MSCI Carbon Markets.
Há poucos dias, a MSCI publicou uma pesquisa descrevendo sua abordagem para avaliar a integridade de todos esses projetos. Com resultados interessantes.
“No geral, menos de 10% dos projetos analisados são classificados na faixa AAA. Existem, no entanto, alguns sinais iniciais positivos de uma tendência de aumento da integridade” indica o seu press release, acrescentando que o trabalho envolve avaliações individuais e aprofundadas de projetos, utilizando regras específicas para cada tipo de projeto.
Identificar projetos de alta integridade num contexto sempre foi um desafio.
Neste sentido, esta iniciativa da MSCI é uma das várias em curso buscando melhorar a integridade, trazer transparência sobre os riscos dos projetos e aumentar a credibilidade nos mercados globais de créditos de carbono, especialmente os voluntários.
Com foco na documentação imobiliária relacionada aos projetos, Carbon Credit Markets também lançará em breve uma parceria. Será como um marketplace para aqueles com mandatos para créditos de carbono. Começando pelo território brasileiro, você poderá consultar - e monitorar regularmente - escrituras de propriedade, estatutos sociais de empresas, informações jurídicas e governamentais, dentre muitas outras informações úteis. Outras parcerias e serviços estão sendo desenvolvidos também em outros territórios relevantes para os mercados voluntários de carbono, tanto soluções NBS quanto tecnológicas. Cadastre-se em nosso portal para não perder o dia do anúncio.
Clique na imagem abaixo para ver mais sobre esta pesquisa State of Integrity in the Global Carbon-Credit Market. Os autores são Guy Turner, Diretor Geral, Tristan Loffler, Diretor Executivo e Maudie Cooper, Analista, todos da MSCI Carbon Markets.
E para aqueles que já são clientes MSCI, haverá um webinar no dia 2 de outubro de 2024 “It’s time to raise the bar with a new generation of Carbon Project Ratings”.
Por último, amanhã não publicaremos sobre créditos de carbono, mas sim sobre questões de saúde e doenças em tempos de calor extremo, secas e incêndios florestais. Acompanhe se estiver interessado nesse tipo de ação e cuidados.
Comments