top of page

MIT: Neutralidade de carbono em breve tão importante quanto lucratividade

O MIT Technology Review Insights acaba de publicar seu Green Future Index 2023, seu terceiro ranking comparativo anual de 76 nações (cerca de 90% do PIB global) sobre sua capacidade de desenvolver um futuro sustentável e de baixo carbono para suas economias e sociedades.


O ranking reflete os esforços para financiar a remoção de carbono, desenvolvimento sustentável e geração de energia limpa em economias emergentes e para comunidades carentes.


O índice foi desenvolvido por meio de processos de pesquisa primários e secundários aprofundados:

  • quase 20 entrevistas com diversos especialistas em mudanças climáticas globais: cientistas climáticos e profissionais de pesquisa, tecnólogos, formuladores de políticas governamentais, ativistas de ONGs e empreendedores de tecnologia limpa e capitalistas de risco

  • revisão contínua de centenas de artigos, relatórios de pesquisa emitidos por organizações de ação climática e ONGs, documentação de políticas governamentais e literatura científica.


A estrutura do Green Future Index 2023 é composta por cinco pilares: emissões de carbono, transição energética, sociedade verde, inovação limpa e política climática.


O relatório possui vários capítulos interessantes, entre eles:

  • Medindo a justiça climática

  • Mercados emergentes assumem o comércio de carbono

  • A Ásia se destaca em energias renováveis

  • A corrida para a transição das redes de energia na África

  • A Europa se volta para os combustíveis fósseis

  • Inovação limpa: Catalisando soluções verdes e globais

  • Conter o "carbon leakage" nas fronteiras da UE

  • A pressão por padrões globais


E muito mais.


A conclusão do relatório: "A neutralidade de carbono logo será uma métrica tão importante quanto a lucratividade. E isso está levando as empresas a investir em ferramentas e práticas para reduzir suas emissões de Escopo 1, 2 e 3. Também está motivando governos e empresas globalmente para investir em biodiversidade, transição energética e projetos de remoção de carbono em países mais pobres para construir estoques globais de créditos de carbono. Líderes verdes irão cada vez mais compartilhar conhecimentos e investir capital em projetos sustentáveis, programas transfronteiriços de desenvolvimento de energia renovável e investimentos em tecnologia de alimentos , porque fazê-lo é economicamente viável e equitativo para todos."


Clique na imagem abaixo para o MIT Technology Review Insights 2023 Green Future Index. #sustentabilidade #esg #futuro



Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page