top of page

Mercado voluntário de carbono da China prestes a ser relançado

As inscrições para novos projetos no esquema China Certified Emission Reduction (CCER), lançada em 2012, foram suspensas em março de 2017 devido ao baixo volume comercial e à falta de padronização nas auditorias de carbono.


Agora, há algumas semanas, a China Beijing Environment Exchange (CBEEX), que supervisiona o esquema, anunciou que terminou de desenvolver os sistemas de registro e negociação para CCER, e que estes estão prontos para inspeção antes da retomada das operações.


“Para sumidouros de carbono florestais, o método tradicional de medição é calcular manualmente, por amostragem, a quantidade, a altura e outros dados das árvores no terreno. No entanto, o alto custo, a baixa cobertura de amostra e a baixa frequência de monitoramento dificultam o atendimento à demanda por medições precisas de sumidouros de carbono para apoiar seu comércio”, disse Zhang Da, professor associado do Instituto de Energia, Meio Ambiente e Economia (3E) da Universidade de Tsinghua. Acrescentou que a tecnologia de sensoriamento remoto, representada pelo LIDAR aéreo, tem vantagens óbvias de confiabilidade de dados, disponibilidade e processamento de escala e trouxe melhorias na medição e monitoramento dos projetos de sumidouros de carbono. O próximo passo é fortalecer as metodologias para os sumidouros de carbono em áreas marinhas e pântanos, além de desenvolver novos produtos de captura de carbono.


Fundada em 1980, a 3E é um think tank de governança climática global, com a primeira equipe em universidades chinesas a realizar pesquisas sobre energia e mudanças climáticas na China.


Como exemplo do comércio de carbono inter-regional da CBEEX, a vila de Changkou na província de Fujian - classificada em primeiro lugar nos direitos de emissão de sumidouros de carbono florestal da China, com RMB 805 milhões (EUR 110 milhões) em 2021 - emite bilhetes de carbono avaliando o valor dos produtos florestais dos aldeões que recebem rendimentos econômicos e compensações por meio desses bilhetes. Os moradores consideram os bilhetes de carbono uma importante fonte de renda para suas famílias.


O CCER é considerado um pilar fundamental para a “dupla meta de carbono” da China: atingir o pico das emissões de dióxido de carbono antes de 2030 e a neutralidade do carbono antes de 2060.


Clique na imagem abaixo para ler mais. E lembre-se aqui do nosso post "China Divulga sua Primeira Orientação para ESG" de maio de 2022.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page