Na última sexta-feira - apenas no LinkedIn - propagamos assunto relevante e fazemos novamente, elaborando agora no website www.carboncreditmarkets.com . Se já leu, siga para os items mais abaixo.
Trata-se de consulta pública até 7 de agosto por parte Iniciativa Brasileira para o Mercado Voluntário de Carbono (VCM BR) em subsídio ao desenvolvimento de um mercado de alta integridade no país.
A consulta é de especial interesse para escritórios jurídicos e "tem o intuito de coletar opiniões e feedbacks sobre o processo de acreditação" para compor o Repositório Nacional de Projetos da VCM BR. Por hora, não se trata de registrar participantes.
Vale destacar que a audiência pública é liderada pela Amaggi, B3, Bayer, BNDES, Dow, Equinor, Itau, Natura, Rabobank, Vale, Systemica e a McKinsey. Mais sobre a VCM BR, relembre aqui post de junho 2023 "Credibilidade e Transparência: Verra passa a integrar Conselho Consultivo de Iniciativa Brasileira".
Segundo a proposta, escritórios jurídicos:
Serão contratados por compradores e desenvolvedores de projetos de carbono
Terão acesso à documentação, identificando potenciais riscos e enfatizando em integridade
Conduzirão diligências sobre tópicos específicos e aspectos da jurisdição. Não certificação
Seguirão requisitos mínimos e poderão ser convidados pela VCM BR
Sobre os requisitos mínimos:
classificação em uma ou mais categorias - ESG, Environmental, Real Estate, Agrobusiness - pela Chambers Brazil
min. 5 diligências realizadas em projetos relacionados a carbono nos últimos 3 anos
min. 10 anos de existência ou 10 anos de experiência pelos sócios
endosso por 3 compradores e 3 desenvolvedores
Alguma consideração sobre o processo de credenciamento?
Clique na imagem abaixo para mais detalhes e aqui para referência de 16 páginas para download - português 🇵🇹🇧🇷 ou inglês 🇬🇧 🇺🇸 - onde encontrará QR code para feedback.
Sobre a perspectiva jurídica dos créditos de carbono, relembre nosso post "Natureza jurídica dos créditos de carbono: o que você está negociando?".
Comments