top of page

Mercado de Carbono na Indonésia: interesse crescente pela Bolsa de carbono lançada em 2023 e comércio de carbono agora fazendo parte dos boletins mensais da Autoridade de Serviços Financeiros.

Quarta-feira, 14 de agosto de 2024.


Depois de posts sobre Malásia e China, hoje falaremos sobre outro mercado de créditos de carbono na Ásia.



A República da Indonésia é o quarto país mais populoso do mundo, com 275 milhões de habitantes. É o maior estado arquipelágico do mundo, o que significa que incluindo a sua porção oceânica é tão grande como o continente europeu. A Indonésia também é um dos 13 países do mundo cortados ​​pela linha do Equador.


“O nosso potencial em negócios de carbono atinge 3.000 bilhões de rupias ou até mais. Este é um número enorme, que certamente abrirá novas oportunidades econômicas sustentáveis ​​e ambientalmente saudáveis, em linha com a mudança global para a economia verde”, afirmou o Presidente da Indonésia, na sua declaração oficial, incluída no press release que pode ser lido aqui.


Desde o lançamento da Bolsa de Carbono da Indonésia até maio de 2024, houve 62 emissores licenciados com um valor acumulado de IDR 36,77 bilhões e um volume total de 608.427 tCO2e.


Como referência, até fevereiro de 2024, eram 50 emissores licenciados com valor acumulado de IDR 31,36 bilhões e volume total negociado de 501.910 tCO2e.


Em cerca de três meses, isto representa um aumento de 20% no comércio, tanto em termos de valor como em toneladas de CO2.


Sem mencionar o aumento de 25% nos emissores licenciados, indicando a atratividade dos créditos de carbono indonésios.


A Bolsa da Indonésia recebeu licença comercial da OJK (Otoritas Jasa Keuangan), a Autoridade de Serviços Financeiros da Indonésia, também reguladora e supervisora ​​do comércio de carbono naquele país.


Se tiver interesse, pode navegar aqui pelos 36 artigos e explicações do regulamento original, POJK nº 14/2023. (E se você não lê indonésio, tente usar o modo de câmera do aplicativo Google Translator ;-)


Clique na imagem abaixo para ver o boletim de mercado de junho de 2024 da OJK, a Autoridade de Serviços Financeiros da Indonésia.


É ótimo ver que os dados do mercado de carbono passaram a fazer parte da visão geral financeira mensal oficial da Indonésia.


De acordo com a McKinsey Nature Analytics, a Indonésia divide o primeiro lugar no mundo com o Brasil em termos de potencial de soluções baseadas na natureza (NBS) de crédito de carbono. Vide artigo “Olhe para as árvores: mercados de carbono podem ajudar os países a atingir suas metas climáticas” para mais detalhes.


Também vale a pena lembrar que, em meados de 2022, a Indonésia, o Brasil e o Congo estavam nas manchetes por tentarem unir forças em torno (do valor) de suas florestas. Desde então, os holofotes se voltaram para o aprimoramento da integridade e do chamado MRV, medição, relatórios e verificação dos créditos de carbono das NBS.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page