Integridade nos mercados voluntários de carbono (VCMs)

Existem várias iniciativas focadas na integridade dos VCM, algumas com nomes e siglas confusamente semelhantes. Referimo-nos a duas delas, por terem recentemente lançado distintas consultas públicas:

  • The Integrity Council for the VCM (IC-VCM)

e

  • VCM Integrity Initiative (VCMI)


Enquanto o IC-VCM foca na qualidade e integridade do crédito de carbono, o VCMI analisa como esses créditos de carbono podem ser usados ​​voluntariamente e reivindicados como parte de estratégias credíveis e líquidas de descarbonização zero.


Em junho de 2022 postamos sobre a consulta pública da VCMI. Clique aqui para relembrá-la.


E agora foi o IC-VCM que na última quinta-feira relatou desenvolvimentos em sua consulta pública, após divulgar os primeiros rascunhos de seus “Princípios Fundamentais de Carbono” e “Estrutura de Avaliação”, entre outros.


A consulta pública do IC-VCM atraiu mais de 5.000 comentários de mais de 350 submissões. De acordo com seus conselheiros, isso demonstra um nível significativo de engajamento, representatividade, qualidade e comprometimento. A Diretoria, o Painel de Especialistas e a Secretaria Executiva já começaram a revisar e analisar todos os comentários e recomendações recebidos e publicarão mais atualizações regularmente.


Clique na imagem abaixo para ler mais e baixar várias boas referências do IC-VCM:

  1. Princípios Fundamentais de Carbono (PCCs)

  2. Resumo para Tomadores de Decisão

  3. Estrutura de Avaliação

  4. Termos e Definições

  5. Procedimento de Avaliação

Em quatro idiomas: inglês, português, espanhol e francês.



 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.