top of page

Infográfico Bain & Co: Créditos de Carbono e Bancos (lembra dos leilões do Banco do Brasil?)

De acordo com infográfico de 9 de agosto da Bain & Company, os mercados voluntários de carbono (VCM) podem representar novas fontes de receita para os bancos.


Razões para isso:

  1. número crescente de governos que promovem créditos de carbono como forma das empresas atingirem metas net zero

  2. mais de 50% das maiores empresas mundiais têm metas net zero para 2050, mas várias não atingiram as metas intermediárias até agora

  3. expectativa que o VCM cresça ao menos 4x nos próximos anos

  4. estrutura bancária, “licença social” para operar e supervisão regulatória


Os créditos de carbono poderiam fazer parte dos produtos bancários. Por exemplo:

  • Identificação de projetos de qualidade

  • Financiamento a todas as partes interessadas

  • Implementação, documentação (compliance) e monitoramento

  • Due diligence, verificações e interações com os "official registries"

  • Negociações e instrumentos financeiros

  • Assessoria de portfólio


Clique na imagem abaixo - (1) Compra de Créditos de Carbono, (2) Financiamento de Projetos e (3) Serviços de Gestão de Riscos com melhor relação "sucesso x atratividade" - para navegar neste excelente infográfico da Bain & Co. E ver os 4 passos sugeridos para bancos.


Sobre (1) Compra de Créditos de Carbono por bancos, lembre-se o caso do Banco do Brasil, que já "conecta" créditos de carbono com propriedades rurais em garantia. O banco está aceitando que propriedades desse tipo que vão a leilão sejam pagas com créditos de carbono de alta qualidade e registrados de forma transparente.


Nota: Comparando com a data original do post, 10 de junho, se você navegar agora no portal dos leiloeiros verá novas propriedades e um novo edital de 26 de julho de 2023, incluindo o Anexo 12 com preços de referência de carbono para REED+ e ARR. E conforme o Anexo 8 do edital, “Banco do Brasil atuará como detentor dos créditos de carbono adquiridos para fins de compensação de emissões de GEE, próprias ou de clientes”.


A Bain & Co também relatou um caso bancário real: "Ajudamos o BankCo* a aproveitar a oportunidade de VCM, definindo o cenário do mercado e entregando um modelo para sua participação. Identificamos quase 20 maneiras do BankCo se envolver, priorizando ações de curto prazo de rápida implementação, de forma a criar um impacto positivo e retornos financeiros relevantes" (*nome real substituído por confidencialidade).


Velocidade e drive inovador são fundamentais para esta nova vantagem competitiva.





留言

評等為 0(最高為 5 顆星)。
暫無評等

新增評等

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page