top of page

Importantes novidades sobre o Mercado de Créditos de Carbono brasileiro (II)

Esse foi o título de um post de maio 2023. E agora a novidade: "o texto está praticamente pronto”.


Apesar dessa boa notícia - e da urgência climática - a nível Federal ainda deve demorar. Talvez até 2025. Segundo matéria da Agência Câmara de Notícias, por causa das negociações sobre a forma de envio para o Congresso e expectativa da COP-30 em Belém. Talvez por isso alguns Estados já se movimentem "Créditos de Carbono no RJ, AM e TO: Estados brasileiros também se movimentando".


Segundo o Secretário de Economia Verde, Descarbonização e Bioindústria do Ministério do Desenvolvimento, Rodrigo Rollemberg “Esta proposta cria o Sistema Brasileiro do Comércio de Emissões e define o modelo ‘cap and trade’ e o limite de emissão* a partir de 25 mil de toneladas de carbono equivalente/ano. As empresas passariam a ser reguladas e receberiam cotas de emissão que teriam de cumprir: aquelas que emitirem menos passariam a ter cotas referentes a essas emissões evitadas e aquelas que emitirem mais teriam que compensar dentro do mercado regulado ou em parte do mercado voluntário”.


Ou seja, coexistência entre os mercados regulado e voluntário, semelhante ao praticado internacionalmente.


A compatibilização com sistemas de precificação de carbono ao redor do mundo e “greenwashing” também são preocupações. “Não tem como trapacear a atmosfera” disse Marina Silva na Febraban Tech 2023. Segundo Rollemberg, tratando-se de uma oportunidade de "neoindustrialização", o modelo terá implantando gradualmente, inclusive de forma que o Brasil desenvolva capacidade de monitoramento e de certificação reconhecidos internacionalmente, para não ficar dependente apenas das "agências de certificação externas”.


Clique na imagem abaixo para assistir o vídeo da TV Senado. Selecionamos o ponto quando Rollemberg inicia sua exposição de 6 min.



Agradecemos o Eng. Florestal Carlos Gilberto Caleiro Guimarães por valiosos inputs para a matéria.




(by Amcham Brasil)


コメント

5つ星のうち0と評価されています。
まだ評価がありません

評価を追加

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page