top of page

Impacto dos parques eólicos na saúde das comunidades. Casos da Holanda e Brasil.

Hoje é quinta-feira, 11 de janeiro de 2024.


Dentre os pontos de atenção sobre os equipamentos que geram energia renovável, muito se fala sobre os materiais.


Tanto como conseguí-los quando como o que fazer com os equipamentos ao fim de sua vida útil. Aliás, o mesmo vale para os carros elétricos e suas baterias. Relembre "15 empresas que trabalham para reciclar turbinas eólicas, painéis solares e baterias" .


Hoje vamos tratar de uma questão relativa à energia eólica ainda pouco comentada: impacto na saúde.


Sim, existem pontos de atenção, especialmente no caso dos parques eólicos onshore, construídos em terra firme, em contraste com os parques offshore, em alto mar, mais distantes das pessoas.


Dentre os principais impactos está o ruído pelas hélices das torres, praticamente ininterrupto a partir do início de operação.


Na Holanda, onde o nível de ruído máximo estabelecido é de 47 decibéis, atualmente cerca de 55 mil casas estão localizadas a menos de um quilômetro de uma turbina eólica. Muitos que vivem próximos queixam-se de dores de cabeça, tonturas e distúrbios do sono.


Inclusive um artigo holandês cita que em 2020, um casal em França ganhou um processo judicial queixando-se de problemas de saúde por causa de turbinas eólicas próximas. O tribunal francês reconheceu o termo “turbine syndrome”, apesar dessa tese ser pouco aceita em outros países, inclusive na própria Holanda.


O mesmo artigo holandês indica que “o governo reconhece que os habitantes locais sofrem sérios incômodos com as turbinas eólicas … e medidas apropriadas devem ser tomadas para limitar isso ... Mas é necessária uma abordagem personalizada, já que cada caso é diferente“.


Clique na imagem abaixo para o estudo "Health research options around wind turbines explored (Dutch report, English abstract)" patrocinado pelo governo holandês.


Há também um "Vragen en antwoorden Gezondheidseffecten windturbines" apenas em holandês. Significa "Perguntas e respostas sobre Efeitos das turbinas eólicas na saúde".


Por último, a nocividade do uso de revestimentos plásticos e epóxi nos equipamentos eólicos também passou a ser estudada pelos holandeses.


Já a reportagem brasileira baseia-se no testemunho de famílias no agreste pernambucano que afirmam que eólicas têm profundos impactos sociais e ambientais. Há inclusive um vídeo "Dia Mundial do Vento: conheça os prós e contras da energia eólica". Clique aqui para o artigo "Energia limpa, mas nem tanto: os parques eólicos que abalam vidas em Pernambuco", do portal BrasildeFato.






Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page