top of page

IFRS / ISSB: Novas Regras de Divulgações Climáticas e de Sustentabilidade previstas para junho

E efetivas a partir de janeiro 2024.


O International Sustainability Standards Board (ISSB) foi lançado oficialmente em 2021 em Glasgow na COP26. Seu objetivo é desenvolver - com urgência - os Padrões IFRS de Divulgações de Sustentabilidade.


O presidente do ISSB, Emmanuel Faber, disse recentemente que os dois primeiros padrões de relatórios, cobrindo General Requirements for Disclosure of Sustainability-related Financial Information (IFRS S1) e Climate-related Disclosures (IFRS S2) estarão “substancialmente” concluídos até o final de fevereiro agora e que as verões finais — em primeiro esforço global para abordar os padrões e divulgações ambientais, sociais e de governança corporativa — devem ser publicadas até junho de 2023. As versões para comentários foram lançadas em audiência pública em março de 2022.


Erkki Liikanen, presidente do órgão controlador do ISSB, o IFRS Foundation Trustees, falando em um painel sobre “Stewarding Responsible Capitalism” no Fórum Econômico Mundial em Davos, também revelou esse objetivo e comentou sobre a velocidade com que os padrões foram desenvolvidos. A necessidade de endosso pela IOSCO e engajamento por parte dos auditores também foram mencionados. Ele também indicou que “pelo caráter global da questão” a ISSB estará se expandindo com um novo escritório em Pequim, além de Frankfurt, Montreal, São Francisco, Tóquio e Londres ( vídeo particularmente interessante de 04'50'' a 06'30” ).


E conclui citando o presidente da IOSCO (aqui em tradução livre): “O objetivo deve ser que, em 2024, os relatórios financeiros e os relatórios de sustentabilidade andem juntos. E esse é um bom ponto para se ter em mente. Se você é um líder empresarial, esteja pronto para reportar sobre ambos em 2024.” (41'50'' do video acima)



Clique abaixo para acessar os principais documentos sobre os novos padrões de divulgação IFRS S1 e IFRS S2 que serão re-deliberados em 16 de fevereiro em reunião do ISSB em Montreal. Um dos itens da agenda realmente indica “IFRS S1 e IFRS S2 serão efetivos para exercícios anuais iniciados em ou após 1º de janeiro de 2024”.



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page