Duas grandes referências brasileiras engajadas nas questões relativas a resíduos sólidos e economia circular:
#1 Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). No último dia 30 de agosto, sua Comunidade ESG realizou vivência sobre cadeia de plástico.
#2 Mattos Filho. Publicou ontem um ótimo relatório com os principais atos regulatórios e tendências legislativas .
Vejamos aqui o que destacou a equipe do Mattos Filho, dentre eles Antonio Augusto Reis e Lina Pimentel:
Instituição do Certificado de Crédito de Reciclagem de Logística Reversa, do Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral e do Certificado de Crédito de Massa Futura, no âmbito dos sistemas de logística (Decreto Federal 11.413)
Programa Pró- Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular (Decreto Federal 11.414)
Incentivo a projetos de aproveitamento energético de resíduos sólidos (PL 302/2018)
Além disso, foram regulamentados os seguintes sistemas estaduais de logística reversa de embalagens em geral: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas e Goiás. E no âmbito internacional, destaque-se a 2ª Reunião do Comitê Intergovernamental de Negociação sobre Poluição Plástica (“INC2”), realizada em Paris, França.
Clique na imagem abaixo para baixar o relatório.
Já a equipe que compõe a Comunidade ESG do IBGC, coordenada pela Beatriz Pacheco e Ricardo Young, e membros como Gabriela Blanchet e Gustavo Lucena, esteve em Itatiba (SP) para conhecer um negócio que reduz o impacto ambiental do plástico e promove a inclusão e geração de renda de cooperativas. Trata-se de empresa com capacidade para reciclar 25 mil toneladas por ano de resinas de polipropileno e polietileno de alta intensidade, que são utilizadas na fabricação de embalagens por grandes empresas de bens de consumo, como Unilever, Natura e L´Oreal.
Clique aqui para ler mais a respeito, inclusive conhecer essa Comunidade ESG e as próximas iniciativas, além da Trilha de 4 cursos ESG do IBGC.
Fique também ligado no 24º Congresso IBGC │Governança em Rede: Conectando Stakeholders.
No dia 17 de outubro, Carbon Credit Markets irá moderar um painel sobre o mercado de carbono. Viviane Romeiro, diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis no CEBDS, já confirmou presença. Acompanhe. Detalhes e inscrições no site do Congresso.
Carbon Credit Markets, sobre economia circular.
Commentaires