top of page

Mattos Filho e IBGC: Destaques sobre resíduos sólidos e economia circular

Duas grandes referências brasileiras engajadas nas questões relativas a resíduos sólidos e economia circular:


#1 Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC). No último dia 30 de agosto, sua Comunidade ESG realizou vivência sobre cadeia de plástico.


#2 Mattos Filho. Publicou ontem um ótimo relatório com os principais atos regulatórios e tendências legislativas .


Vejamos aqui o que destacou a equipe do Mattos Filho, dentre eles Antonio Augusto Reis e Lina Pimentel:

  1. Instituição do Certificado de Crédito de Reciclagem de Logística Reversa, do Certificado de Estruturação e Reciclagem de Embalagens em Geral e do Certificado de Crédito de Massa Futura, no âmbito dos sistemas de logística (Decreto Federal 11.413)

  2. Programa Pró- Catadoras e Pró-Catadores para a Reciclagem Popular (Decreto Federal 11.414)

  3. Incentivo a projetos de aproveitamento energético de resíduos sólidos (PL 302/2018)


Além disso, foram regulamentados os seguintes sistemas estaduais de logística reversa de embalagens em geral: Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Maranhão, Amazonas e Goiás. E no âmbito internacional, destaque-se a 2ª Reunião do Comitê Intergovernamental de Negociação sobre Poluição Plástica (“INC2”), realizada em Paris, França.


Clique na imagem abaixo para baixar o relatório.


Já a equipe que compõe a Comunidade ESG do IBGC, coordenada pela Beatriz Pacheco e Ricardo Young, e membros como Gabriela Blanchet e Gustavo Lucena, esteve em Itatiba (SP) para conhecer um negócio que reduz o impacto ambiental do plástico e promove a inclusão e geração de renda de cooperativas. Trata-se de empresa com capacidade para reciclar 25 mil toneladas por ano de resinas de polipropileno e polietileno de alta intensidade, que são utilizadas na fabricação de embalagens por grandes empresas de bens de consumo, como Unilever, Natura e L´Oreal.


Clique aqui para ler mais a respeito, inclusive conhecer essa Comunidade ESG e as próximas iniciativas, além da Trilha de 4 cursos ESG do IBGC.


Fique também ligado no 24º Congresso IBGC │Governança em Rede: Conectando Stakeholders.


No dia 17 de outubro, Carbon Credit Markets irá moderar um painel sobre o mercado de carbono. Viviane Romeiro, diretora de Clima, Energia e Finanças Sustentáveis no CEBDS, já confirmou presença. Acompanhe. Detalhes e inscrições no site do Congresso.


Carbon Credit Markets, sobre economia circular.




Opmerkingen

Beoordeeld met 0 uit 5 sterren.
Nog geen beoordelingen

Voeg een beoordeling toe

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page