top of page

Hidrogênio: nova agenda Brasil, pilar da descarbonização na EU e patentes

Na semana passada o Brasil apresentou o plano trienal do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2).


Com US$30 bilhões em projetos já anunciados “o Brasil possui potencial técnico para produzir 1,8 gigatoneladas de hidrogênio por ano” destacou o ministro.


O PNH2 foi tema de consulta pública e bastante discutido, inclusive no “20 - 21 junho: Hydrogen Exposition South America & CCS Tech Summit”. Entre as prioridades do PNH2 estão o marco legal-regulatório, investimentos em P&D, inovação e financiamentos.


Clique na imagem abaixo para a apresentação de 27 slides do PNH2.


Na União Europeia, o estudo “The Impact of Industry Transition on a CO2-Neutral European Energy System” de junho de 2023 traz uma ampla visão de sua transição energética.


Hidrogênio e a eletricidade provenientes de fontes renováveis ​​representarão 80% de toda energia até 2050. O estudo destaca também a necessidade de um backbone de hidrogênio e das redes de gasodutos. Lembra do “Projeto Bar-Mar”?


Segundo especialistas, o relatório é também um “alerta” para Alemanha, Bélgica e Países Baixos, que poderão tornar-se dependentes de hidrogénio proveniente de França, Espanha e Reino Unido.


Sobre patentes, vale rever nosso post de 13 de agosto “Organização Mundial da Propriedade Intelectual: Green Technology Book” que cita o “Patent Landscape Report. Hydrogen fuel cells in transportation” de 102 páginas. Sua introdução indica:

  • aumento significativo de pedidos de patentes desde 2016, células de combustível e sua aplicação em transportes

  • embora os pedidos de patentes provenham de inventores em 85 jurisdições, em termos de países de registro, China, Japão, Estados Unidos, República da Coréia e Alemanha concentram 89% de todos os direitos


Além do potencial para novos combustíveis - amônia, metanol e sintéticos - e fertilizantes de baixo carbono - amônia como carreador - o hidrogênio representa solução tecnológica relevante para a descarbonização da indústria e setores hard-to-abate.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page