top of page

Hidrogênio e biometano: um casal perfeito?

Artigo publicado essa semana pelo escritório de advocacia Mattos Filho dá destaque à sinergia de duas novas regulamentações no Estado do Espírito Santo:

  • Programa Gerar Hidrogênio, de geração de energias renováveis da cadeia do “hidrogênio sustentável” e

  • Resolução ARSP nº 065/2023 sobre a distribuição de biometano no sistema de gás canalizado


O Gerar Hidrogênio tem o objetivo de incentivar a produção, armazenamento e uso de hidrogênio sustentável, também fomentando a geração de energia a partir da biomassa e biocombustíveis, definidas como fontes renováveis, assim como solar, eólica, hidráulica, marés e geotérmica. Também fomenta a pesquisa e desenvolvimento de produtos, serviços e processos inovadores relacionados.


Já a Resolução ARSP busca estimular a descarbonização da economia e dispõe que as concessionárias priorizem o biometano para atendimento ao mercado cativo, obviamente com preço competitivo em relação ao gás natural.


Há alguns dias o próprio Mattos Filho realizou o evento “Novas energias Biometano - O que você precisa saber”. Carbon Credit Markets compartilha algumas anotações da inspiradora apresentação de Alessandro Gardemann, presidente da ABiogás e diretor da GEO:

  • “pré-sal caipira”

  • grande oferta, complementar à solar e éolica

  • origem animal: dispersão

  • origem cana de açúcar: concentração localidades

  • origem saneamento: na “porta das cidades”

  • armazenagem “barata” por 2-3 dias

  • hidrogênio por eletrólise e hidrogênio por metano são complementares

  • “um quer o C e o outro quer o H”

  • metano, origem fóssil ou biológica, moléculas idênticas


Ainda sobre o Programa Gerar Hidrogênio, como o decreto define “hidrogênio sustentável” como sendo aquele obtido por produção tipo "emissão neutra de carbono" ou "emissão negativa de carbono”, está excluída a modalidade tradicional “sem a captura, a utilização ou o armazenamento de carbono” (CCS/CCUS).


Conclui o Mattos Filho, “enquanto ainda se discute, na esfera federal, a definição da política pública central no âmbito do Programa Nacional do Hidrogênio, os estados vêm se antecipando para conceder incentivos na implantação e operação das plantas de Hidrogênio Verde e de indústrias que utilizarão o hidrogênio em seu processo produtivo como, por exemplo, para produção de amônia verde ou aço verde.”


Localizado no Espírito Santo, o porto de Tubarão, em cujo complexo há várias usinas de pelotização, é um dos maiores para exportação do minério de ferro brasileiro.


Clique na imagem (produtos CxHy) abaixo para a matéria completa.




 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page