top of page

Great Salt Lake: pode desaparecer em alguns anos e se tornar um grande depósito de poeira tóxica

Acontece lentamente. As pessoas quase não percebem.


Referimo-nos à seca do Great Salt Lake, o maior lago de água salgada do hemisfério ocidental. Fica em Utah, nos Estados Unidos, junto à sua capital e cidade mais populosa, Salt Lake City, com população pouco superior a 200.000 habitantes, embora o lago impacte a vida de cerca de 2,5 milhões de pessoas.


A cidade foi fundada em 1847, quando a concentração atmosférica de CO2 era de 285 ppm. Em 2022 havia subido para 419 ppm (dados preliminares, Mauna Loa Observatory). Como referência, a concentração era ≈277 ppm em 1750 .


Em 1987, Great Salt Lake ocupava 8.550 km quadrados. Em julho de 2022, cerca de 2.460 km quadrados.



Sem um “aumento dramático” no fluxo de água até 2024, os especialistas alertam que o lago poderá desaparecer. De acordo com o Department of Public Utilities, mais de 60 por cento da água potável de Salt Lake City vem das montanhas próximos. Mas nos meses de verão, a água é complementada com poços profundos do vale do Salt Lake.


Além disso, por ser um lago "salgado", contém séculos de toxinas naturais e artificiais, como mercúrio, arsênico e selênio, e quanto a lama se transformar em pó, vai virar um enorme "Toxic Dustbowl". Um desastre ecológico que se tornará um desastre para a saúde humana, segundo o artigo da CNN.


Nômades de novo?


Relembre este post de 2022 "Mudanças climáticas em tempo geológico". Aqui um trecho “... por volta de 10 mil AC, pessoas em comunidades completamente desconectadas começaram a construir assentamentos comunais. Este foi o início do que agora chamamos de Civilização”. … “Naquela época, a atmosfera entrou em um período de estabilidade com uma temperatura média que era ideal para os humanos” … “Esse período foi especial. E breve. Na verdade, representa apenas 6% do tempo em que os humanos andam pela Terra. Mas as pessoas na era moderna assumiram que isso é normal.”


Veja novamente o post "Sobre poluição, madeira e outros na Inglaterra em 1833 e 1847". E baixe os únicos e exclusivos slides que disponibilizamos. Até agora. Parte foi apresentanda no Campus Party Brasil 2022.



 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page