top of page

Fenômenos climáticos recentes na China e Estados Unidos

Hoje algumas notícias recentes relacionadas a eventos atmosféricos - nos Estados Unidos e na China - após o post de ontem sobre o relatório "United in Science 2022" com um resumo de questões científicas relacionadas ao clima, pela World Meteorological Organization (WMO) e parceiros globais.


Nos Estados Unidos, na última segunda-feira, 1º de maio, mais de 70 veículos se acidentaram em uma rodovia durante uma tempestade de poeira, deixando pelo menos 6 mortos. “A causa do acidente foram ventos excessivos que sopram a terra dos campos agrícolas ao longo da rodovia, levando à visibilidade zero”, disse a Polícia do Estado de Illinois em um comunicado à imprensa. Um meteorologista da CNN disse que os ventos de 45 mph levantaram a poeira de campos recém-arados que repentinamente tornaram a visibilidade praticamente impossível.


Na China, a antecipação da temporada de enchentes no sul, tempestades de areia em Pequim e alertas para condições meteorológicas severas.


De acordo com o China Daily em 27 de março, a estação das cheias começou mais cedo do que o normal. As previsões do Ministério de Recursos Hídricos indicam que o país sofrerá inundações e secas frequentes este ano, com algumas regiões experimentando mais gravidade em comparação com o normal.


A mesma agência noticiou em 11 de abril sobre uma tempestade de areia originada nas áreas do deserto de Gobi, na Mongólia. Durante o movimento de um ciclone mongol e sua subsequente massa de ar frio, ventos fortes assopraram a areia e a poeira, que foram então transportadas para o sul e para o leste em altas altitudes e eventualmente precipitando em áreas como Pequim, resultando na tempestade de areia. As autoridades meteorológicas informaram que essas tempestades de areia cobriram 2,29 milhões de quilômetros quadrados e afetaram pelo menos 15 regiões provinciais e 409 milhões de pessoas.


E na última sexta-feira, 5 de maio, a CGTN informou que a autoridade meteorológica da China renovou um alerta azul para clima severo para chuvas. E ontem, domingo, 7 de maio, Yichun, com seus 5 milhões de habitantes, tornou-se a cidade mais atingida depois que o reservatório de Jiangkou teve que ser aberto devido às fortes chuvas.


O National Meteorological Center da China possui um sistema de alerta meteorológico de quatro níveis, codificado por cores, com o vermelho representando o aviso mais severo, seguido por laranja, amarelo e azul.


Nos próximos dias iniciaremos uma pequena série de posts sobre água, considerando a chegada do verão no Hemisfério Norte.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page