top of page

Federal Reserve emite instruções para exercício bancário piloto de análise de cenários climáticos

Em 17 de janeiro de 2023, o Board of Governors of the Federal Reserve System divulgou instruções detalhadas para seu exercício piloto de análise de cenários climáticos. Através do piloto busca-se aprendizado sobre as práticas e desafios de gestão de riscos climáticos enfrentados por grandes bancos, e visa aprimorar a capacidade dos mesmos e dos supervisores em identificar, monitorar e gerenciar riscos financeiros relacionados ao clima.


Seis bancos dos EUA participarão deste exercício piloto: Bank of America Corporation; Citigroup Inc.; Goldman Sachs Group, Inc.; JPMorgan Chase & Co.; Morgan Stanley; e Wells Fargo & Company. Essas grandes organizações bancárias têm carteiras corporativas e imobiliárias relevantes e fizeram investimentos significativos em sua capacidade de gerenciamento de riscos relacionados ao clima.


O exercício piloto compreende dois módulos independentes: (1) um módulo de risco físico e (2) um módulo de risco de transição.


Os riscos físicos referem-se aos danos a pessoas e propriedades decorrentes de eventos de desastres agudos relacionados ao clima, como furacões, incêndios florestais, inundações, ondas de calor e secas, e mudanças crônicas no clima, incluindo temperaturas médias mais altas, mudanças nos padrões de precipitação, elevação do nível do mar e acidificação dos oceanos. O piloto se concentra em estimar o efeito de cenários de risco físico específicos em carteiras de empréstimos imobiliários residenciais e comerciais ao longo de um horizonte de um ano, de 2023.


Os riscos de transição referem-se a tensões em certas instituições ou setores decorrentes das mudanças na política, no sentimento do consumidor e dos negócios ou nas tecnologias associadas às mudanças que fariam parte de uma transição (ou não) para uma economia de baixo carbono. O piloto se concentra em estimar o efeito de cenários específicos em empréstimos corporativos e empréstimos imobiliários comerciais em um horizonte de 10 anos de 2023-32. Dois cenários, basicamente: (1) cenário sem mudanças e (2) cenário net zero 2050


O Federal Reserve considerou os relatórios do IPCC Intergovernmental Panel on Climate Change, como o Sixth Assessment Report, e da NGFS Network of Central Banks and Supervisors for Greening the Financial System para prescrever cenários climáticos prospectivos específicos usado nos módulos. O exercício piloto concentra-se no efeito dos cenários climáticos em certas carteiras de empréstimos, mas não abrangerá suas carteiras para negociação (trading books).


Os participantes devem enviar os dados preenchidos, documentação de apoio e respostas a perguntas qualitativas ao Federal Reserve até 31 de julho de 2023. Clique na imagem abaixo para acessar o documento, incluindo ótimas referências.




Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page