top of page

Estudo: Ancestrais humanos quase foram extintos há 900 mil anos. Em tempos de mudanças climáticas.

Começamos citando a editora da revista Science, Sra. Sacha Vignieri: “Hoje, existem mais de 8 bilhões de seres humanos no planeta”.


(Carbon Credit Markets acrescenta que por volta de 1950 éramos cerca de 2 bilhões).


E continua: "Dominamos a Terra, e nossas atividades estão levando um grande número de outras espécies à extinção... um modelo recém-desenvolvido... detectou uma redução no tamanho da população de nossos ancestrais de 100.000 para cerca de 1.000 indivíduos, o que persistiu por 100.000 anos. O declínio parece ter coincidido tanto com grandes mudanças climáticas quanto com eventos de evolução das espécies."


Ela se refere a um estudo recente liderado por Wangjie Hu, da Chinese Academy of Sciences em Shanghai, cuja equipe desenvolveu um método que lhes permitiu reconstruir a dinâmica populacional antiga, a partir de dados genéticos dos humanos atuais. Ao construir uma complexa árvore genealógica, a equipe conseguiu identificar, com precisão, eventos evolutivos significativos. E eventualmente explicar a falta de registos fósseis na África e Eurásia entre 950.000 e 650.000 anos atrás.


De acordo com a Nature, "Este período fez parte da transição do Pleistoceno Médio, época de mudanças climáticas drásticas, quando os ciclos glaciais se tornaram mais longos e intensos, e secas se espalharem pela África.


Estudos científicos de fato indicam que o Pleistoceno Médio - 1,2 a 0,5 milhões de anos atrás - registou mudanças fundamentais no clima da Terra, quando ciclos de baixa amplitude de 41 mil anos progressivamente deram lugar a ciclos de 100 mil anos de alta amplitude. Aqui um estudo (para baixar).


Um co-autor sugere "uma queda global na população” e que a mudança climática pode ter eliminado os ancestrais e forçado o surgimento de novas espécies humanas. "Estes podem ter evoluído para o último ancestral comum dos humanos modernos e dos nossos parentes extintos, os denisovanos e os neandertais".


Por outro lado, como há sítios arqueológicos fora da África, outros cientistas sugerem que ao invés de global o impacto poderia ter sido regional, com apenas partes da Terra tornando-se inabitáveis.


Interessante.


Clique aqui para o artigo original na Science (Abstract e Editor's summary são de acesso livre).


E se você clicar na imagem abaixo (Shutterstock), poderá ler o artigo (em inglês) na Nature.




Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page