Estudantes holandeses inventaram um carro de emissão zero que captura carbono. Dentre outras.

ZEM - Zero Emission Mobility - é um carro conceito que limpa o ar durante a condução. E pode fornecer energia para sua casa. E é feito de plástico reciclado.


O objetivo de uma equipe de estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven era reduzir as emissões de CO2 durante todas as fases da vida do veículo: produção, uso e descarte.


Feito principalmente de plásticos reciclados impressos em 3D, quase sem resíduos produzidos, o carro esportivo totalmente elétrico é alimentado por uma bateria de íons de lítio.


Embora os veículos elétricos praticamente não emitam CO2 em comparação com seus equivalentes de motores de combustão, a produção de células de bateria é altamente poluente. Como resultado, os veículos elétricos podem levar dezenas de milhares de quilômetros para atingir a 'paridade de carbono' com modelos comparáveis ​​movidos a combustíveis fósseis. Este carro pode remover 2 kg de carbono da atmosfera ao longo de 30.000 km de condução, usando a tecnologia de captura direta de ar (DAC), uma das tecnologias mais inovadoras implementadas no ZEM.


Outra tecnologia futura é o carregamento bidirecional, pois a ZEM tem painéis solares implementados em seu teto. Como tal, o ZEM poderia funcionar como uma espécie de bateria externa à sua casa, fornecendo energia verde quando necessário (que ideia legal! Se IOT é a "internet of things" isso me parece algo como "EOT": "energy of things" ;-)


Clique na imagem abaixo para ler mais sobre o ZEM e aqui para mais alguns carros inovadores projetados pelos alunos da Eindhoven University of Technology. Para concluir, um curto vídeo do ZEM está disponível aqui na Euronews.


 CARBON CREDIT MARKETS

« … car rien ne se crée, ni dans les opérations de l’art, ni dans celles de la nature, et l’on peut poser en principe que, dans toute opération, il y a une égale quantité de matière avant et après l’opération ; que la qualité et la quantité des principes est la même, et qu’il n’y a que des changements, des modifications. »

Antoine-Laurent De Lavoisier 1789, Traité élémentaire de chimie.