Muitas das principais economias declararam estratégias de hidrogênio como parte das ações mais amplas relacionadas ao clima e à energia limpa. Aqui está a estratégia da Índia para se tornar um importante centro de produção de hidrogênio verde, com planos de atingir pelo menos 5 milhões de toneladas de hidrogênio verde por ano até 2030, e potencial de expansão para 10 milhões de toneladas por ano com o crescimento das exportações.
Quase US$ 100 bilhões em investimentos também são esperados até 2030. A partir daí, 50 milhões de toneladas de emissões de CO2 anuais passam a ser evitadas.
O objetivo geral da estratégia é tornar a Índia o centro global de produção, uso e exportação de hidrogênio verde e seus derivados.
De acordo com o documento "National Green Hydrogen Mission", o hidrogênio verde, produzido com energia renovável, pode substituir diretamente matérias-primas derivadas de combustíveis fósseis no refino de petróleo, produção de fertilizantes, fabricação de aço, etc. Automóveis e embarcações marítimas de longa distância movidos a hidrogênio podem permitir a descarbonização do setor de mobilidade. O hidrogênio verde pode ser particularmente útil como um transportador de energia versátil para atender aos requisitos de energia de geografias remotas, incluindo ilhas, de maneira sustentável.
A estratégia também indica o plano para substituir o hidrogênio produzido a partir de fontes de combustível fóssil por hidrogênio verde na produção de amônia e refino de petróleo, misturando hidrogênio verde em sistemas de distribuição de gás nas cidades, produção de aço com hidrogênio verde e uso de combustíveis sintéticos derivados de hidrogênio verde (incluindo amônia verde, metanol verde, etc.) para substituir os combustíveis fósseis em vários setores, incluindo mobilidade, navegação e aviação.
Os custos da energia renovável e dos eletrolisadores são os dois principais componentes do custo de produção de hidrogênio verde. A Índia planeja se tornar líder nessas tecnologias e em sua fabricação.
Quer saber mais? Clique na imagem abaixo para ler o documento completo (28 páginas em inglês), incluindo as diversas tecnologias e mapeamento de riscos, e veja como seus diversos Ministérios coordenarão a governança e os esforços nas diversas fases do plano de hidrogênio da Índia.