top of page

Energia solar: cabo submarino de 4.500km conectando Austrália e Singapura

Uma rede elétrica global submarina ? Como já temos para dados e comunicações ? Exportar eletricidade gerada por forntes renováveis, como energia solar?


A Sun Cable desenvolveu o chamado AAPowerLink, o Australia – Asia Power Link. Um grande projeto de infraestrutura elétrica. De acordo com o plano original, um parque solar no norte da Austrália para produzir 20 gigawatts de eletricidade, a maior parte da qual a ser exportada para Singapura e, posteriormente, para a Indonésia, por uma linha de transmissão 3 GW HVDC HVDC de 4.500 km. Além disso, uma bateria de 36-42 GWh para armazenar energia para nivelar a disponibilidade de energia, já que a luz solar varia ao longo do dia.


Basicamente, a maior usina solar do mundo, a maior bateria do mundo e o cabo de energia submarino mais longo do mundo. Um projeto de US$ 20 bilhões.


Bem, um pouco à frente de seu tempo, em janeiro de 2023, a Sun Cable foi forçada a entrar em administração voluntária, um tipo de recuperação judicial.


Mas, felizmente, isso não durou muito. Os administradores judiciais anunciaram ontem, 26 de maio, que um consórcio liderado pela Grok Ventures e incluindo Quinbrook Infrastructure Partners teve sucesso na aquisição dos ativos da empresa. Sob esse controle, o projeto seguirá seu objetivo original de exportar energia solar do interior da Austrália para a nação insular de Singapura.


E o sonho do cabo de força submarino se tornará realidade.


Que tal um enorme gasoduto submarino para hidrogênio verde, como o que ligará Barcelona, ​​na Espanha, e Marselha, na França? E posteriormente talvez, a parte norte da África ? Ou mesmo a Guiana Francesa na América do Sul?


Como você acha que tudo isso vai estar daqui a 5 anos?


Clique na imagem abaixo para acessar o portal do projeto. E aqui para um artigo da ABC News da Australia.



Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page