top of page

Diário COP28, 10 de dezembro de 2023, Especial Carbon Credit Markets.

Notícias de Dubai. Domingo.


Antes de começarmos.

Algo novo aconteceu no Metrô hoje. Uma mulher de véu andando dentro dos vagões do metrô verificando eletronicamente as passagens (cartões) de todos. Bom.


Fortes rumores de que a próxima COP29 será em Baku, no Azerbaijão. Bela tendência. Primeiro foco nos desertos (com petróleo e enorme potencial para energias renováveis), depois a COP30 na Amazônia (florestas, rios, biodiversidade, povos indígenas e minerais críticos, para citar alguns).


O dia.


Brazil Delegation Meeting

Cerca de 200 delegados do Brasil foram convidados para uma reunião com Marina Silva (Ministra do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas do Brasil), João Paulo Capobianco (Vice-Ministro do Meio Ambiente e Mudanças Climáticas) e André Corrêa do Lago (Negociador Chefe do Brasil na COP28).


Marina:

  • “Essa COP conseguiu - ainda bem - chegar ao X da questão: combustíveis fósseis”.

  • Transição energética. Por razões históricas e pela vantagem <econômica>, diferenciar os países desenvolvido. E quem mais conseguir acelerar, também acelera.

  • Brasil vai acelerar nas energias renováveis ​​e desacelerar os combustíveis fósseis.

  • Adaptação: discussões em andamento. Bom texto até agora, com as principais preocupações abordadas. As métricas ainda são ponto de atenção.

  • Fundo para perdas e danos: “OK”.


Houve uma sessão de perguntas e respostas, mas tivemos que sair.


Heads of Delegation Meeting on the Global Goal on Adaptation

  • “Ainda não é o texto perfeito”.

  • “Longe de uma mensagem política forte”.

Basicamente, comentários sobre redações, “termos problemáticos”, “prazos irrealistas e confusos” e “equidade, falta de apoio financeiro para atingir metas”.

Ouvimos vários países opinarem, cada um com o seu “estilo”: Japão, Noruega, Argentina, Cuba/G77+China, Federação Russa, Indonésia, Filipinas, Samoa, Arábia Saudita, Zâmbia, Marrocos.


Germany: Press Conference of the German Minister of Foreign Affairs

Com Annalena Baerbock (Ministra Federal dos Negócios Estrangeiros da Alemanha) e Steffi Lemke (Ministra Federal do Ambiente, Conservação da Natureza, Segurança Nuclear e Protecção do Consumidor).


Annalena comentou sobre os 100 milhões de euros que a Alemanha comprometeu para o fundo de perdas e danos no início da COP28 e que se deve esperar mais. Elogiou os vários compromissos e alianças feitas e considera ruim - uma questão de justiça - quando “2 ou 3 países” bloqueiam todos os demais, apesar da dramática crise climática que todos vivemos “Norte, Sul, Leste Oeste”. Incluindo os impactos nas infra-estruturas. Os combustíveis fósseis devem ser eliminados gradualmente.


Steffi falou sobre a importância da água, inclusive na relação com os Oceanos. E da mídia, perguntas sobre a OPEP e o carvão (linhito) na Alemanha.


Leading the Future: School Leaders as Solution Providers for the Future

Painel moderado pelo Prof. Peter Kent (President Intl. Confederation of Principals) com participantes seniores do setor educacional: Leanne Otene (New Zealand), Gabriel Rachid (Argentina), Welcome Mhlanga (Eswatini) and Zhang Youyi (China).


Gabriel deu vários exemplos muito criativos de uso de IA (ChatGPT) em situações ambientais: exercícios práticos de inspiração, análise de dados, upload de imagens para usar em cenários hipotéticos, fazer perguntas à IA do ponto de vista climático, propor soluções após analisar situações climáticas extremas reais, como construir uma casa, como eletrificá-la de forma sustentável, como reciclar tudo.


É importante que os líderes escolares da educação climática dêem aos seus alunos visão, esperança e competências. Eles são os guardiões do nosso planeta.


USA: Bipartisan Senators Discuss American Action and Challenges Ahead

Os seguintes senadores dos Estados Unidos estiveram presentes: Tom Carper (Delaware), Ed Markey (Massassuchets), Ben Cardin (Maryland), Chris Coons (Delaware), Lisa Murkowski (Alaska), Sheldon Whitehouse (Rhode Island) e Brian Schatz (Hawaii). Aqui o que eles disseram:


  • “Estamos aqui <COP28> porque sabemos que temos que fazer mais”. (Ben Cardin)

  • “Temos a obrigação de reduzir significativamente as nossas emissões. Já estamos pagando pelas consequências. Temos a responsabilidade de liderar, mas também estamos aqui para aprender com outros países”. (Tom Carper)

  • “O IRA está trazendo benefícios para os Estados Unidos. Estou ansiosa para voltar e começar a trabalhar na transição” (Lisa Murkowsk, referindo-se ao seu estado, o Alasca, cuja economia depende do petróleo e do gás e está sofrendo mudanças dramáticas no Ártico e no permafrost)

  • "Eu apoio. Mecanismo sobre o nosso país e os outros”. (Sheldon Whitehouse, referindo-se ao CBAM europeu. Nota: ele também propôs um American CBAM Bill)

  • “Temos que ser protagonistas. Uma constelação de possibilidades. Estou otimista em soluções. Temos que acabar com o nosso vício em combustíveis fósseis. Os jovens estão olhando para tudo isso”. (Ed Markey)

  • “Os mercados moveram-se na direção certa. A ação climática é popular e boa para a economia”. (Brian Schatz)

  • “Nós continuaremos. Independentemente de qualquer coisa” (Chris Coons)



Antes de encerrarmos o dia.


“THE CLIMATE ACTION COMMITMENT COUNTER” é o nome de uma ficha informativa oficial atualizada regularmente pela organização da COP28. Todas as conquistas até agora são indicadas e brevemente explicadas. Dê uma olhada. Está na página principal https://www.cop28.com/en/ onde indica “DOWNLOAD THE CLIMATE ACTION COMMITMENT COUNTER”.


Clique aqui para baixar o status em 9 de dezembro de 2023.

THE CLIMATE ACTION COMMITMENT COUNTER
.pdf
Fazer download de PDF • 314KB


People and paparazzi

Se calcularmos corretamente, hoje estivemos em audiência com 7% dos senadores dos Estados Unidos. Número bastante expressivo.


Também foi ótimo conversar com o Prof. Julio Meneghini e Karen Mascarenhas do RCGI, Research Centre for Greenhouse Gas Innovation da Universidade de São Paulo, Brasil. Alguns projetos de pesquisa muito inovadores estão acontecendo por lá. Dê uma olhada. https://sites.usp.br/rcgi/programmes-and-projects/


Our key takeaways


  • “Essa COP conseguiu - ainda bem - chegar ao X da questão: combustíveis fósseis”. (Marina Silva)

  • “Investir nos jovens, os guardiões do nosso globo”. (Prof. Peter Kent)

  • Os Estados Unidos estão se movendo.



COP28 Brazil Delegation Meeting. Photo by CarbonCreditMarkets
COP28 Brazil Delegation Meeting. Photo by CarbonCreditMarkets

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page