Hoje é quinta-feira, 30 de maio de 2024.
No último dia 24 de maio, Carbon Credit Markets participou na 1ª Reunião do Grupo de Trabalho do Setor Privado da Article 6 Implementation Partnership do Acordo de Paris, iniciativa global liderada pelo Ministério do Ambiente do Japão desde novembro de 2022.
O Artigo 6 refere-se à estruturação de mercados de carbono conforme as regras do Acordo de Paris, através dos quais os países podem negociar créditos de carbono internacionalmente.
Em 2021, na COP26 em Glasgow, foram adotadas as regras dos mecanismos de mercado do Artigo 6.
Pelo Acordo de Paris, cada País deve preparar, comunicar e manter as Contribuições Nacionalmente Determinadas (NDCs) que pretende alcançar. Mais de 100 países manifestaram interesse em utilizar o Artigo 6 nos seus NDCs.
Como tal, os objetivos da Article 6 Implementation Partnership são:
coordenação internacional e capacitação relativa ao artigo 6.º,
desenvolver plataforma de informação para a implementação do Artigo 6, e
apoiar o desenvolvimento de produtos e de conhecimento.
O tema de abertura da agenda do Grupo de Trabalho foi a Rota da Implementação do Artigo 6 e parceria com o setor privado, incluindo os princípios do G7 sobre mercados de carbono de alta integridade.
Integridade do lado da oferta… Integridade do lado da demanda… Integridade do mercado.
Não por coincidência, palavras semelhantes às que foram utilizadas no último dia 27 de maio por Janet Yellen, Secretária do Tesouro dos Estados Unidos, no seu anúncio dos princípios fundamentais em apoio aos mercados voluntários de carbono de alta integridade.
Clique abaixo para ver os slides apresentados pelo Diretor da Article 6 Implementation Partnership, seguido pelo Diretor de Política Internacional da IETA.
E na imagem abaixo para a agenda completa da reunião e gravação em vídeo (aliás, a pergunta “que recebeu muitos likes… uma pergunta muito difícil” em 1:14:40 foi de Carbon Credit Markets).
A crescente convergência de ações dos stakeholders globais relevantes na cadeia de valor dos créditos de carbono de alta integridade é clara desde a última COP28 Dubai.
Comentários