top of page

Créditos de carbono: status do blockchain e da tokenização

Assuntos como blockchain e tokenização também têm agitado o mercado de créditos de carbono. Tanto do lado dos negócios quanto do lado dos certificadores.


Do lado dos negócios na semana passada houve o lançamento do Carbon Opportunities Fund por parte de um consórcio composto pelo International Finance Corporation (http://www.ifc.org, braço do Banco Mundial), a Cultivo (https://cultivo.land), a Aspiration (Aspiration.com/business) e a Chia Network (https://chia.net/). Trata-se de uma plataforma de investimento global que levantará capital para desenvolver modelos e inovar na originação, tokenização e comercialização de créditos de carbono. Clique aqui para ler o press release original.


Do ponto de vista dos certificadores, há também pressão para uma evolução das normas, acompanhando as inovações tecnológicas e disruptivas. Há alguns dias, um grupo com 4 organizações de Finanças Regenerativas (ReFi, Regenerative Finance), a KlimaDAO (https://www.klimadao.finance), a C3 (https://www.c3.app/), a SCB Group (https://starcb.com/) e a startup brasileira MOSS (https://moss.earth) divulgaram uma carta aberta defendendo sua forma de atuação e cobrando mais velocidade da Verra - Verified Carbon Standard, uma importante certificadora de padrões de crédito de carbono - na audiência pública sobre as novas normas. Clique aqui para a carta aberta. Em maio, a Verra anunciou a suspensão da tokenização de blockchain e cripto e sugeriu que estaria se concentrando em um “sistema fechado e proprietário” para a registro de créditos de carbono, o que levou a criticas da comunidade ReFi e habilitado para blockchain. Relembre aqui. Se tiver interesse, no próximo dia 8 de setembro a Verra organizará um Webinar para tratar da consulta pública que decorrerá ocorrer entre 31 de agosto a 30 de setembro e será anunciada no site da Verra. Você também pode se registrar para participar do Webinar clicando aqui.


E por último, clique na imagem abaixo para matéria da Infomoney entitulada “Banco Mundial e plataforma blockchain se unem em projeto de tokenização de crédito carbono”.


Commentaires

Noté 0 étoile sur 5.
Pas encore de note

Ajouter une note

 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page