top of page

COSO: Controle Interno Eficaz Sobre Relatórios de Sustentabilidade

No último dia 30 de março, o Committee of Sponsoring Organizations of the Treadway Commission (COSO) divulgou um estudo com orientações suplementares para as organizações estruturarem um controle interno eficaz sobre relatórios de sustentabilidade (ICSR), usando o COSO Internal Control-Integrated Framework (ICIF) reconhecido mundialmente.


Criado em 1985, o COSO é uma organização voluntária do setor privado dedicada a ajudar as organizações a aprimorar os controles internos, o gerenciamento de riscos, a governança e a dissuasão de fraudes. Uma referência fundamental para auditores e risk managers.


Em 2002, tornou-se referencial da Lei Sarbanes-Oxley (SOX). Um elemento-chave foi a seção 404, que exige que o CEO e o CFO assinem conjuntamente uma declaração anual, indicando que a organização 1) possui controles internos sobre relatórios financeiros e 2) funcionam sem deficiências significativas ou fraquezas materiais.


De volta a este novo estudo do COSO, cada um dos 17 princípios do ICIF-2013 é explicado e interpretado para aplicação à sustentabilidade. Os benefícios incluem:

  • Alinhamento de todos funcionários, parceiros e partes interessadas de uma organização com seus compromissos, propósito e objetivos articulados

  • Melhor qualidade, utilidade, comparabilidade e confiabilidade dos dados

  • Capacidade fortalecida para apoiar operações e objetivos de conformidade

  • Tomada de decisão mais bem informada pela gestão interna, investidores externos e outras partes interessadas

  • Maior compreensão dos riscos e capacidade de mitigá-los

  • Maior eficiência geral do mercado

  • Maior acesso e menor custo de capital

Esses benefícios são mais prováveis ​​para as organizações que já alinharam seus objetivos de negócios sustentáveis ​​com suas estratégias de negócios e focaram nas questões que contribuem para o desempenho e preservação e criação de valor.


Clique na imagem abaixo para downloadAchieving Internal Control on Sustainability Reporting (ICSR): Building Trust and Confidence through the COSO Internal Control―Integrated Framework” , incluindo a evolução do Cubo do COSO, 3 dimensões, ativos intangíveis e valor de mercado, partes interessadas, IFRS FOUNDATION / IASB / ISSB (VRF, CDSB, IIRC, SASB) / AICPA, tópicos e incentivos ESG, relatórios e atributos de sustentabilidade , CEO Letters, Emissions & GHG Protocol, linhas de defesa & fraude, dupla (e dinâmica) materialidade, e vários cases, "points in focus" e insights. Compartilhamento de conhecimento, sources e "Top 10 Takeaways" (na página 105)


O COSO é patrocinado conjuntamente pela AAA, AICPA, FEI, IMA e IIA. #sustentabilidade





 CARBON CREDIT MARKETS

“Nothing in life is to be feared, it is only to be understood. Now is the time to understand more, so that we may fear less.”

“I am among those who think that science has great beauty”

Madame Marie Curie (1867 - 1934) Chemist & physicist. French, born Polish.

bottom of page